Eventos

O Quadro de Todos Juntos | Pigmalião Escultura que Mexe

Avenida Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia - BH

Teatro Marília

(31) 3277-6319

Entrada Gratuita

De 5 a 7 de dezembro| quinta a sábado | às 20h


O Teatro Marília recebe, nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, até sábado, dia 7, às 20h, o espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, da companhia Pigmalião Escultura que Mexe. Montada como teatro de formas animadas, a peça retrata as pequenas loucuras de um ambiente familiar, veladas por censuras internas e externas dos seus componentes. O espetáculo foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e tem entrada gratuita.

O grupo Pigmalião buscou, neste espetáculo, usar da candura geralmente associada ao teatro de bonecos para criar um ambiente onde as virtudes e sonhos escondem dores e mágoas. Imagens e sonoridade conduzem uma narrativa de tensão e provocação. Os personagens são construídos de diferentes matérias, vivas e inanimadas: atores, máscaras e bonecos em tamanho natural.

A elegância e extrema assepsia das famílias representadas se mostram disfarces das animalidades de seus membros. A imagem do porco, animal-comida, que corriqueiramente é usada para simbolizar a sujeira, a grosseria, a falta de caráter ou até mesmo a prepotência humana, aqui é posta como asseada e impecável.

Modos como humanos pensam e agem por instintos primitivos se desnudam. Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade, mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos são postos ao chão. Há a suspensão do tempo. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro. Este momento permite um olhar profundo, onde facilmente a própria plateia pode se ver espelhada.

Pigmalião Escultura que Mexe

O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas. Criado em 2007, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o teatro visual são seus principais focos. Trazendo em seu currículo seis espetáculos, três cenas curtas e duas intervenções, o grupo já se apresentou em muitas cidades no Brasil, e no exterior (Argentina, Espanha, França, Itália, País de Gales, Peru e Suíça). Sediado em Belo Horizonte, o grupo se tornou também referência como espaço de formação para bonequeiros, atores e artistas em geral. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea.

O CenaPlural

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais. Os grupos selecionados vêm se apresentando nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”.

Foto: Tomas Arthuzzi


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.