Eventos

Orquestra Jovem Minas homenageia os 50 anos do Clube da Esquina

Rua da Bahia, 2244 - 5º - Lourdes

Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas

(31) 3516-1360

Gratuito (retirado no site Eventim)

Quinta-feira, 23 de dezembro, às 20h


Desde o mês de setembro, 24 jovens músicos com formação em instrumentos de cordas e idades entre 18 e 25 anos participam de oficinas para formar a base do que será a ORQUESTRA JOVEM MINAS, um projeto idealizado pela produtora Danusa Carvalho, da Casulo Cultura, sob a batuta do maestro Felipe Magalhães e direção musical de base de Tatá Spalla. A iniciativa da Associação Cultural ARebeldia selecionou jovens instrumentistas em parceria com o maestro Marcelo Ramos, formando um mosaico virtual dirigido pelo violinista Vitor Dutra.

(https://www.youtube.com/watch?v=0vS4-xeOzEE)

Os jovens selecionados receberam formações básicas ao participar de uma residência artística com objetivo de aprimorar as habilidades e técnicas, além de proporcionar a troca de experiências junto a professores, artistas e outros profissionais da área musical.

Todo o trabalho será apresentado num concerto em forma de homenagem ao Clube da Esquina, abrindo as comemorações de seu meio século de existência, considerando como marco inicial o ano em que Milton Nascimento se mudou para Belo Horizonte, encontrando os filhos da família Borges e a turma que deu origem ao importante movimento cultural na história do país. Dois expoentes do Clube, os irmãos Márcio e Telo Borges, participam da celebração. O primeiro assina o roteiro e fez a seleção do repertório da apresentação; já Telo será um dos cantores que vai acompanhar a Orquestra, marcando um encontro de gerações.

O concerto será realizado no dia 23 de dezembro (quinta-feira), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244 - 5º - Lourdes). A entrada é gratuita mediante a retirada do convite, no dia do evento, pelo site https://www.eventim.com.br.

A apresentação contará com a participação dos professores do projeto e outros profissionais da música mineira, como as musicistas Mariana Nunes, Bárbara Barcellos, Júlia Guedes (neta de Beto Guedes) e Marcelo Dai. Os arranjos são de Rafael Martini, Fred Natalino, Marcelo Ramos e Neto Belotto. Acompanharão a Orquestra Jovem Minas Marcus Gabriel (contrabaixo), João Cândido dos Santos  (violoncelo), Vitor Dutra (violino) e Cleusa Nébias (violas). 

ORQUESTRA JOVEM MINAS 

A ORQUESTRA JOVEM MINAS é um projeto idealizado pela produtora cultural Danusa Carvalho que consiste na criação de uma orquestra através de oficinas de formação com jovens instrumentistas mineiros, no incentivo à popularização da música clássica e brasileira, e na estruturação de uma rede de transferência de aprendizado cultural. As primeiras aulas práticas individuais, coletivas e ensaios presenciais e online foram ministradas pelo maestro Marcelo Ramos e, na segunda etapa, pelo maestro Felipe Guimarães.

O objetivo é que a Orquestra Jovem Minas traga em seu repertório obras que viabilizam a unidade a partir do diálogo entre os gêneros musicais, estimulando a união de elementos da música clássica à contemporânea como rap, funk, música eletrônica, passando pela MPB, forró, baião, samba e bossa nova. E a partir de compositores conhecidos da música nacional como Heitor Villa Lobos, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luis Gonzaga, Moacir Santos, Clube da Esquina e Tropicália criar ampla união de estilos, sonoridades, ideias e pessoas.

A Orquestra Jovem Minas é uma iniciativa da Associação Cultural A Rebeldia. O patrocínio é da CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Sesiminas.

SOBRE A CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 40 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

MAESTRO FELIPE MAGALHÃES

Felipe Magalhães é mestre em musicologia pela Universidade Sorbonne Paris IV (França), com especialização em Regência Coral. Possui Diploma Superior de Regência Orquestral pela Escola Normal de Música de Paris (França) e Bacharelado em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2010, foi agraciado com a bolsa de estudos do Centro Internacional Nadia et Lili Boulanger (instituição francesa que ajuda estudantes de música enstrangeiros que se destacam no país) para seguir o curso de Regência Orquestral da Escola Normal de Música de Paris. Foi regente titular do Coral da Escola de Belas Artes da UFMG, do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, dos Corais Juvenil e Adulto do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, entre outros. Atualmente, é Regente e Diretor Artístico da Orquestra Sesiminas, do Madrigal Renascentista e do Coral Acordos e Acordes.

DANUSA CARVALHO

Danusa Carvalho é sócia da Casulo Cultura e produtora com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de projetos em diversos setores. Trabalhou com grandes nomes da cultura brasileira, entre eles Farofa Carioca, Seu Jorge, Paula Lima, Cássia Eller e Kátia Lund. Realizou ações culturais e festivais como Natura Musical, Vozes do Brasil, Somos todos Black, Circuito Minas Instrumental, Mistura Minas e Circuito Gastronômico de Favelas. Desenvolveu a carreira de nomes como: Thiago Delegado, Aline Calixto e Flávio Renegado. Com este último, fundou a ONG Arebeldia, que incentiva o protagonismo, a educação, inclusão cultural, a formação profissional e a participação social de pessoas de diversas comunidades de Belo Horizonte.

SEMINÁRIO 

Local: Biblioteca Pública – Praça da Liberdade, 21 

30/11 (terça-feira) - Márcio Borges e Telo Borges conversam sobre o CLUBE DA ESQUINA

1/12 (quarta-feira) - Joana Boechat - Workshop “Tudo que você podia ser” - uma abordagem ampla das possibilidades na carreira do músico

SERVIÇO CONCERTO 

Orquestra Jovem Minas homenageia os 50 anos do Clube da Esquina

Data: 23 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas 
(Rua da Bahia, 2244 - 5º - Lourdes)
Ingresso: Entrada é gratuita mediante a retirada do convite, no dia do evento, pelo site https://www.eventim.com.br.

ORQUESTRA JOVEM MINAS NAS NAS REDES 

instagram.com/arebeldia/

facebook.com/arebeldia

umoja.com.br

Foto: Anna Castelo Branco


Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.