Notícias

Belo Horizonte é a escolha de centenas de jovens estudantes internacionais

Reunidos em evento de boas-vindas nesta segunda-feira (13/01), 439 alunos estrangeiros de escola de negócios global chegam para diversificar os sotaques da cidade e movimentar diversos setores do mercado, injetando R$2 milhões por mês na economia local.

Na manhã de 13 de janeiro, 439 estudantes internacionais, a maioria alunos de mestrado com idades entre 22 e 25 anos, se reuniram em Belo Horizonte (MG) para um “Dia de Orientação”. Essas centenas de jovens recém-chegados de outros países escolheram a capital mineira para estudar, por pelo menos um semestre, na unidade brasileira da escola de negócios global SKEMA Business School, uma organização sem fins lucrativos de origem francesa, presente em cinco continentes, que conta com sete unidades próprias ao redor do mundo, sendo uma delas aqui em BH.

Como alguns dos alunos têm dupla cidadania, o grupo representa de um total de 14 países diferentes: Argélia, Bélgica, China, Costa do Marfim, Egito, França, Guiné, Itália, Líbano, Marrocos, Mauritânia, Portugal, Serra Leoa, Tunísia. No total, a SKEMA já trouxe dois mil estudantes estrangeiros para Belo Horizonte desde 2015, quando iniciou sua atuação no Brasil. “Todos os campi da SKEMA estão localizados em reconhecidos centros de negócios e próximos a polos tecnológicos e industriais, para que ofereçam aos estudantes boas oportunidades e perspectivas de carreira”, explica a reitora da SKEMA no Brasil, Geneviève Poulingue, sobre a escolha de Belo Horizonte para a instalação do primeiro campus da escola na América Latina. Além disso, ela completa que o Brasil continua exercendo uma atratividade muito grande sobre os jovens.

As alunas francesas Carla Maritaud (23) e Wendy Razafindraibe (24) confirmam a percepção da reitora. Elas queriam conhecer melhor sobre o mercado da América Latina e escolheram Belo Horizonte para completar seus cursos de mestrado por se sentirem atraídas pela cultura brasileira. Ambas já estudaram no campus da cidade de Raleigh, nos EUA, e aproveitaram a mobilidade internacional que a SKEMA oferece para ampliar ainda mais as suas experiências.

Outro aluno, Sanjith Prasad (24), nascido na Índia, diz que já se sente “em casa” após pouco mais de uma semana em BH: “escolhi vir para o Brasil, pois acredito que o país tem muitas coisas em comum com a Índia”. Já o francês Arthur Peureau escolheu a SKEMA por estar alinhada a seus valores humanistas e afirma que veio para o Brasil a fim de conhecer um povo e uma cultura diferente da sua.

ECONOMIA – A reitora Geneviève Poulingue explica que esses 439 estudantes irão estudar e viver em BH durante cinco meses, no mínimo. A instituição estima que cada um deles tenha um gasto de aproximadamente mil euros por mês com habitação, hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento, além do turismo e dos estudos. Convertendo para a moeda brasileira, isso representa um impacto de aproximadamente dois milhões de reais por mês na economia local.

BOAS-VINDAS – Após chegarem de ônibus, a partir da unidade da SKEMA no bairro Santo Agostinho, em uma recepção emoldurada pela vista deslumbrante da Lagoa dos Ingleses, a reitora da SKEMA no Brasil apresentou diversas informações importantes sobre a escola e os cursos, seguida por uma palestra da Major Mirlir Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais, com dicas de segurança para garantir uma boa experiência na cidade e uma estadia segura para estes jovens no país. Antes de seguirem para o almoço, os alunos assistiram a uma aula inaugural sobre o Brasil e a uma apresentação de capoeira com o Grupo Abadá. Ao longo de toda a “Orientation Week”, estão previstas sessões de orientação, tanto acadêmicas quanto culturais e comportamentais, bem como atividades de integração e informação ao longo da semana.

SOBRE A SKEMA - A SKEMA Business School possui sete campi em cinco países: Brasil, França, EUA, China e África do Sul, além de outras centenas de instituições parceiras em todo o mundo. Considerada uma das escolas de negócios mais inovadoras do mundo, a SKEMA é parceira da Fundação Dom Cabral no Brasil e conta com certificações internacionais que comprovam a qualidade de seus cursos. Traz em seu DNA valores que fortalecem a formação de competências fundamentais para enfrentar os desafios atuais e futuros dos negócios globais, tais como multiculturalismo, diversidade, espírito empreendedor e excelência.

Foto:Vânia Coimbra

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.