Notícias

Havayanas Usadas desfila na segunda de carnaval, dia 24, com temática nordestina

Maria Bonita Mandou Te Chamar é a aposta do bloco.

O Bloco Havayanas Usadas vai pra rua pela quarta vez em uma das principais regiões da capital mineira. O desfile acontece no dia 24 de fevereiro (segunda-feira de carnaval), a concentração começa às 9h, na Av. dos Andradas, nº 3760, saindo às 11h até a Av. dos Andradas, n° 4070.

O Havayanas Usadas, bloco carnavalesco de Belo Horizonte que estreou com grande sucesso em 2017 levando cerca de 50 mil pessoas às ruas, vem para o Carnaval 2020 trazendo a temática nordestina "Maria Bonita Mandou Te Chamar", assinada por Nathália Vieira e Veronez, com ritmos típicos da região como o xote, baião e forró.

A proposta é olhar para a cultura do Nordeste e trazer uma reflexão sobre a forma de consumo atual. Os conceitos de reutilização e ressignificação são os carros chefes nessa temporada. A sustentabilidade ambiental é discutida de diferentes formas, desde o figurino da banda que trazem o reaproveitamento dos figurinos anteriores, concebidos em parceria com o Remexe Favelinha, passando pela decoração do trio elétrico e nas conversas com a bateria e público geral. Outras discussões também são abordadas como a igualdade de direito, ocupação de espaços públicos, além de propor o fomento, contratação e compra de empreendedores locais (principalmente mulheres de diferentes grupos sociais) e coletivos de Belo Horizonte. A parceria com o coletivo "Não É Não!", que discute e combate o assédio durante o período carnavalesco e ao longo do ano, continua.

Criado por Peu Cardoso, Débora Mendes, Heleno Augusto, Rodrigo Boi, Daniel Melão, Cris Gil e Maurílio Badá, que trabalham no segmento desde 2013, o Havayanas Usadas vem pra carnavalizar junto ao movimento que desde 2009 atrai e forma foliões, músicos e ritmistas. O bloco também investe na formação musical com aulas semanais de agosto a fevereiro e sai com a Bateria Chinelada com cerca de 200 ritmistas dessas oficinas e com a ala de dança formada pelo Grupo Requebra.

Em 2018 o bloco saiu com mais de 200 mil foliões num desfile que trouxe o tema "Chineláctea - A Viagem do Chinelo Espacial", a partir da emblemática música Eva e seu universo de estrelas, luas, sóis e planetas. No ano de 2019 animou o carnaval com ritmos, artistas e músicas em espanhol através do tema "Soy Loco Por Ti, Carnaval" que embalou 300 mil pessoas e contou com manifestações e participações de Kdu dos Anjos, Lá da Favelinha, Duda Salabert, ONG Tranvest, MAB - Movimento Atingido Por Barragens, Claudia Manzo, Habana Vieja, Carlos Bolívia e Marcelo Veronez.

A banda Havayanas Usadas já se apresentou em importantes eventos como o Festival Sarará, Carnavália, Sonoriza, Baile da Teresa, Baile do Secreto e Jângalove, além de fazer da programação do carnaval de Belo Horizonte, Itabirito, Conceição do Mato Dentro, Cláudio e Congonhas e ser a banda escolhida para a festa de fim de ano da Sympla, empresa que administra a maior rede de eventos do país, em 2017.

Com um caminho de sucesso e uma história construída com alegria, o Havayanas Usadas, de chinelo nos pés, busca levar para a rua e palcos toda a energia do axé, a baianidade nagô e toda a alegria dos batuques e dos sons típicos da Bahia.

Serviços:

Desfile Bloco Havayanas Usadas 2020 - “Maria Bonita Mandou Te Chamar”

Data: 24 de fevereiro (segunda-feira)

Concentração: 09h

Horário: 11h às 15h

Local: Av. dos Andradas

Ponto de saída: Av. dos Andradas, 3760 (em frente ao Supermercado BH)

Ponto de dispersão: Av. dos Andradas, 4070 (antes do cruzamento com a Av. Silviano Brandão

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.