Notícias

8ª edição do Festival do Japão em Minas será em fevereiro no Expominas

Evento será entre os dias 22 e 24/02 no Expominas e terá apresentações culturais, oficinas de arte, exposições, campeonato de hashi, concursos e muitas outras atrações

Uma verdadeira imersão nas tradições, delicadeza, beleza, cultura e muita diversão aguardam os visitantes do 8º Festival do Japão em Minas, entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte. É o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa e vem sendo realizado na capital mineira desde 2012, com foco em propagar a cultura e possibilitar o intercâmbio cultural, social e econômico.

O tema desta edição aborda a história do Japão feudal, seus castelos e samurais. A exposição “História do Japão Feudal, seus Castelos e Samurais” vai apresentar os três castelos que receberam o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, além dos tesouros nacionais e outros castelos famosos do Japão. Há também o destaque aos samurais, sua origem e seu rígido código de conduta, lealdade e disciplina, o Bushido. O festival conta com a exposição “Províncias Japonesas e Cidades Históricas Mineiras”, com detalhes e curiosidades das duas nações e a exposição de Ikebanas, os famosos e artísticos arranjos florais japoneses.

O evento busca aproximar o público mineiro da cultura japonesa, trazendo diversos grupos nacionais e locais. A programação se ampliar a cada ano e inclui apresentações culturais, oficinas de arte, concursos e áreas de experimentação, além dos estandes institucionais e empresariais, games, gastronomia e bazares.

Apresentações e oficinas

Entre as apresentações artísticas, grupos selecionados confirmaram sua presença para mostrar a beleza e força da música e tradição japonesas: Rio Nikkei Taiko (RJ), Grupo de Taiko Mitsuba (SP), Mitsuba Yosakoi Soran (Nipo Campinas - SP), Mitsuba Wadaiko (Nipo Campinas - SP), Pop Mania (Nipo Campinas - SP) e também o Rizumo Taisso (SP). Além disso, temos os grupos de taiko, danças tradicionais japonesas e artes marciais de Minas Gerais, entre outras atrações.

Este ano serão oferecidas 12 oficinas, com diversas turmas, dentre as modalidades: Taiko, Orinuno, Oshibana-ê, Washi-ê, Sumi-ê, Oshi-ê, Furoshiki, Mangá, Pipamodelismo e Ikebana. Os horários previstos são das 15h às 21h no dia 22/02 (sexta-feira); de 11h às 13h e das 14h às 20h30, no dia 23/02 (sábado) e das 11h às 13h e 14h às 16h, no domingo (24/02). As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. Para participar, basta procurar a área de oficinas no Expominas e se inscrever 10 minutos antes de cada atividade.

A oficina de Taiko ensina mais sobre essa espécie de tambor, que é um importante instrumento de percussão da cultura japonesa. Kirigami é a arte refinada de recortar papéis e Orinuno é a arte japonesa de dobradura de tecido. Oshibana-ê é uma técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo sua textura e cor originais com o objetivo de transformá-las em trabalhos artísticos e a técnica de Washi-ê utiliza papel produzindo artesanalmente no Japão para formar e construir desenhos.

Sumi-ê significa tinta preta e ê significa pintura, desenho e traduz-se como a arte de produzir pinturas singelas com temas da natureza e do cotidiano. O Oshi-ê consiste em compor figuras como flores, pássaros e personagens através de desmembramentos de várias partes as quais são recortadas em papelão forrado com espuma e algodão. Já o Furoshiki é a técnica tradicional de embrulho japonês, uma modalidade eco-friendly pela reutilização de tecidos. O Mangá, mais conhecido entre os brasileiros é uma técnica de desenho para quadrinhos, assim como o Pipamodelismo é a técnica de criação de pipas. Por fim, a Ikebana é a arte japonesa de arranjos florais.

Mais atrações

Uma das atrações mais apreciadas de todas as edições é a famosa Cerimônia do Chá. É uma manifestação que pode ser considerada a síntese de todas as expressões culturais do Japão, onde se encontram os conceitos contemplativos e meditativos do zen, entre outros. Esta cerimônia vai muito além de uma simples degustação de chá, sendo um verdadeiro caminho praticado para despertar e conscientizar os valores humanos. Seus princípios são a harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

Várias outras áreas permitem a participação do público como a Experimentação de Origami (a tradicional arte japonesa de dobradura de papel criando quaisquer figuras e objetos com as dobras “geométricas” de papel), a Experimentação de Baseball (com detalhes sobre esse esporte tão popular no Japão) e também a Experimentação de Artes Marciais Japonesas, onde quem visitar o festival poderá ver e aprender um pouco sobre os diversos tipos de artes marciais com professores e praticantes de alto nível.

Outra área concorrida que envolve o público é o campeonato de hashi. Em poucos minutos, quantos grãos de feijão uma pessoa consegue pegar usando os hashis, os famosos palitinhos japoneses que funcionam como talheres? Além de habilidade, é preciso saber como segurar e usar corretamente os palitos ou o feijão pode escapar e essa é a premissa do campeonato, que movimenta o público do festival e rende muita diversão.

A Área de Cultura Pop Japonesa terá diferentes atrações para o público como a exposição inédita de “Hobby Japan- Action Figures, Estátuas e Plastimodelismo” e a Exposição de Ilustrações de Shojo Mangá. O espaço também terá um local dedicado aos quadrinhos, apresentações de grupos cover e de J-pop, karaokê de músicas de anime e games.

O concurso Miss Nikkey Minas Gerais 2019 será realizado no sábado (23/02), às 19h30, durante o Festival do Japão em Minas. Seu foco é promover a integração das descendentes japonesas de diferentes cidades, divulgar a beleza nipo-mineira e também preservar e exaltar a cultura japonesa. Nossas misses tem destaque no cenário nacional. As inscrições são gratuitas. Podem participar candidatas com ascendência japonesa de qualquer grau, inclusive mestiças, de 15 a 30 anos de idade.

As candidatas desfilarão com três trajes: vestido longo, traje japonês e traje casual ou banho. A primeira colocada, além de receber o título de Miss Nikkei Minas Gerais 2019, ganhará uma viagem para São Paulo para participar do Miss Nikkey Brasil em julho. As vencedoras receberão também prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Também neste ano temos o concurso Harajuku Fashion. Harajuku é o bairro da moda de Tóquio. Nas suas ruas principais encontram-se tanto as butiques mais prestigiosas do mundo, como algumas lojas que uma pessoa desavisada não saberia o que pegar se a roupa fosse grátis. É um fenômeno tratado acima do conceito de moda, como um estilo de vida para homens e mulheres. A ideia do concurso é a de trazer exemplos do estilo que faz a cabeça dos jovens japoneses.

Já o concurso de Cosplay será realizado no domingo (24/02), às 16h30. Seu objetivo é estimular a prática e mostrar aos presentes um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa. Os troféus serão entregues para 1º, 2º e 3º lugares. Cosplay é a abreviação do termo em inglês costume play (costume/fantasia+play/brincar), podendo ser traduzido como “representação de personagem a caráter”. Os jovens se fantasiam de personagens oriundos de animes, mangás, quadrinhos, jogos ou ainda de grupos musicais. A diferença do cosplay para uma fantasia comum é que a pessoa incorpora a personagem em todos os aspectos, reproduzindo seus movimentos e trejeitos. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.

Ações de Responsabilidade Social

A organização do Festival desenvolve diversas as ações de promoção à cidadania, como a disponibilização de 1.600 ingressos gratuitos para alunos de escolas públicas municipais da cidade de Belo Horizonte. Além disso, serão distribuídas mudas de cerejeiras, como forma de fomento à sustentabilidade, por meio de sorteio entre os participantes.

Além da infraestrutura acessível do Expominas, o evento conta com um intérprete de libras, que permanecerá durante toda a programação no palco principal, e também haverá um painel em braile para deficientes visuais conhecerem e acompanharem as mais de 30 atividades previstas.

Assim como na edição passada, haverá coleta seletiva de lixo produzida pelo evento. As novidades da 8ª edição são a divulgação do “Projeto Piloto de Reciclagem de Veículos”, do CEFET de Minas Gerais, que foi empreendido com tecnologia japonesa e desenvolvido em parceria com o Consulado.

Quem faz

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte e do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Jurisdição Minas Gerais). O evento conta com apresentação da CBMM e patrocínio da CEMIG, Cenibra, Usiminas, VSB, Bradesco, além do apoio da BELOTUR/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio de patrocínio de editais e das Leis Federal e Estadual de Minas Gerais de Incentivo à Cultura.

O visitante do Festival do Japão pode aproveitar a vinda ao evento para conhecer os atrativos de Belo Horizonte, uma cidade surpreendente que proporciona novas experiências como uma forma de promovermos uma integração entre culturas tão ricas e diversas. Vale à pena conferir a riqueza da tradição japonesa e conhecer Belo Horizonte!

Foto: Michel Rezende

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.