Notícias

Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti estrelam espetáculo clássico no Cine Brasil

INDICADA AO PRÊMIO SHELL, MONTAGEM DE “UM PANORAMA VISTO DA PONTE” É SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA EM SÃO PAULO

Duas gerações de grandes atores, um magnífico enredo e uma direção impecável. Combinação perfeita para arrancar os aplausos do público. Estrelado por Rodrigo Lombardi e Sérgio Mamberti, o espetáculo “Um Panorama Visto da Ponte”, sucesso de crítica em 2018 na capital paulista, chega a Belo Horizonte para apresentações nos dias 9 e 10 de março, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

O tom marcante da voz de Mamberti conduz a trama: uma paixão proibida, uma dúvida moral e um caminho de tragédia. O cenário é a Nova York dos anos 1950, nas entrelinhas uma dura crítica ao sonho americano. Os tons trágicos de interpretação do elenco, com expressivas mudanças corporais, de forma repentina, são pontos altos.

Uma delicada situação envolve um casal de imigrantes italianos. Rodrigo Lombardi é Eddie Carbone, trabalhador das docas do Brooklyn, um cenário de pobreza. Ele e sua esposa Beatrice, vivida por Patrícia Pichamone, cuidam de uma sobrinha órfão Catherine (Gabriella Potye), pivô da tragédia, que começa quando o casal abriga dois parentes distantes que chegam aos Estados Unidos ilegalmente, fugindo da miséria na Itália. Um deles se apaixona pela jovem e coloca em xeque toda a lealdade a um código de honra por parte Carbone, que nutre sentimentos conflituosos pela garota.

A atuação de Mamberti é um dos destaques da montagem. Ao interpretar o advogado Alfiere, que conhece o desfecho da história e relata como ela aconteceu, Mamberti lembra um corifeu do teatro grego, se comunicando com a plateia em vários momentos e comentando comportamentos e suas consequências.

Escrita em 1955, por Arthur Miller, premiado autor considerado "o mestre indiscutível do drama moderno", a montagem já esteve em cartaz no Brasil, pouco depois de ter sido lançada. No elenco, nomes como Nathália Timberg, Fernanda Montenegro e Sérgio Britto. Na época, Mamberti ainda não tinha completado 20 anos, mas já sonhava em brilhar no mundo do teatro. Sessenta anos depois, o espetáculo volta aos palcos no Brasil, não só com o nome de Mamberti entre as estrelas, mas com produção de seu filho, Carlos.

A trama sobrevive bem com o passar dos anos por apresentar temas tão vivos nesse ano de 2019 que se inicia: imigração, pobreza e delação. A direção de Zé Henrique de Paula consegue buscar uma interpretação tão profunda dos textos de Miller, e traz ainda mais dramaticidade ao roteiro, transportando o público ao centro do dilema ético e moral.

 

“Dirigir Um Panorama Visto da Ponte é um privilégio para qualquer diretor. Minha abordagem é estripar a peça de sua casca naturalista e ir ao âmago da tragédia, transformando o palco numa arena para as ideias tão brilhantemente urdidas por Miller, colocando a palavra em primeiro plano e dando forma a uma história que se passa nas docas de Nova York em meados do século XX, mas que poderia ser muito bem a história da família de cada um de nós”, afirma Zé Henrique de Paula.

 

Mostra Cine Brasil Teatro e Música

Iniciativa do Cine Theatro Brasil Vallourec, a Mostra tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de médicos cooperados e colaboradores, e da Vallourec, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além de primar pela qualidade artística dos espetáculos, a Mostra se destaca pela excelência técnica do teatro e pela experiência sempre marcante de visitar o prédio histórico em estilo Art Déco, com seus belos corredores, escadas e luminárias. Localizado na Praça Sete, o Cine Theatro Brasil Vallourec é um dos símbolos de Belo Horizonte e polo irradiador de cultura e lazer no centro da cidade.

Para a edição de 2019 grandes nomes, como Reinaldo Giannechini, Ricardo Tozzi, Marilia Gabriella, Erasmo Carlos e Rubel já estão confirmados na Mostra.

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade; Meio ambiente; Voluntariado; Adoção de espaços públicos e Cultura. Por meio do Programa Cultural fomenta projetos em Belo Horizonte e na região metropolitana, contribuindo com o acesso à arte, cultura e lazer e com a geração de emprego e renda. Em 2017, mais de 1,3 milhão de pessoas foram beneficiadas pelo Programa, graças ao incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto: Ale catam 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.