Notícias

Sempre um Papo recebe Leo Cunha

No bate-papo, Leo Cunha vai falar também de seus mais recentes livros, lançados em 2022

O Sempre Um Papo recebe o escritor Leo Cunha para celebrar seus 30 anos de carreira literária. Com mais de 80 obras publicadas, de literatura infanto-juvenil, poesia e crônicas, o autor recebeu alguns dos mais importantes prêmios, como Jabuti, João-de-Barro, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A conversa, com mediação da jornalista Jozane Faleiro, acontece nesta quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, com acesso gratuito pelo canal do YouTube do projeto e conta com tradução em Libras .

No bate-papo, Leo Cunha vai falar também de seus mais recentes livros, lançados em 2022:

“Domingo na praça” (Editora Galerinha Record), com ilustrações de Marília Pirillo, traz poemas curtos e rimados, escritos por Leo Cunha, explorando várias situações e momentos de um domingo de diversão, com imagens panorâmicas e cheias de detalhes, que dão ao leitor a sensação de estar naquela pracinha, ao lado da família, dos amigos, com muita brincadeira e poesia!

“A grande convenção dos sapos” (Editora Globinho), que apresenta uma curiosa história sobre encontros, diferenças e a importância do diálogo. Imagine um lago que reúne sapos de todo o mundo. Será que eles vão se entender? Leo Cunha e Ivan Zigg, dois mestres do humor na literatura infantil, revelam o que existe de divertido e de absurdo por trás desse tipo de convenção.

“Medo estranho, antídoto esquisito” (Editora Ciranda Cultural) apresenta 30 medos bem inusitados – como por exemplo, “Medo de abraçar o mundo e faltar um pedaço”, ou “Medo de acampar com os amigos e ficar sonâmbulo imitando cachorro” – e descubra também 30 antídotos inesperados. O livro foi escrito em dupla por Leo e Penélope: quando ele escreve o medo, ela escreve o antídoto, e vice-versa. Provocador, divertido e afetuoso, o livro desmancha as assombrações que perturbam os sentimentos.

“O rock manda lembranças” (Elo Editora), Leo Cunha e Rosana Rios, amigos e roqueiros de coração, se reúnem para escrever crônicas sobre shows marcantes, álbuns inesquecíveis, festas, programas de rádios e tudo o mais que o rock suscita. Passeando entre o humor, a nostalgia e o olhar crítico sobre a história e a cultura, as crônicas vão agradar mesmo aos leitores que preferem o samba, a MPB, o sertanejo ou o jazz.

A tela que nos habita (Editora Dimensão) reúne 24 crônicas de Leo Cunha, que tratam da nossa relação com as telas, telinhas e telonas. Dos celulares às tevês, dos computadores ao cinema, os textos nos levam a pensar sobre como, atualmente, todos nos informamos, nos divertimos, nos relacionamos e até mesmo nos desentendemos por meio das telas.

Leo Cunha é um escritor, tradutor e professor universitário mineiro.

Em 2023, completa 30 anos de literatura, com mais de 80 obras publicadas, de literatura infanto-juvenil, poesia e crônicas.

Leo Cunha

Nascido em Bocaiúva (MG), em 1966, é Doutor em Artes pela UFMG (2011), Mestre em Ciência da Informação, pela UFMG (1999) e Graduado em Jornalismo, na PUC-MG (1991).

Recebeu diversos prêmios literários, como Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Teve mais de 30 livros selecionados para programas governamentais como Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC , Programa Nacional do Livro Literário - PNLD, dentre outros.

Traduziu de cerca de 30 livros de literatura infantil e juvenil, de autores como Gabriela Mistral, António Skarmeta, Charles Dickens, Gabriela Mistral, Jonathan Swift, Julio Cortázar, Robert Stevenson, entre outros.

É professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação.

Como parte da celebração pelos 30 anos de literatura, vai lançar ou relançar diversos livros, como: - Eu penso sempre em você (editora FTD); Osso nosso - palíndromos caninos (editora Aletria); Estrangeiros (Ed. olho de Vidro); Os relógios (Ed. Nova Fronteira); Era uma casa muito inventada (Ed. Yellowfante), e A caminho de Belém (Ciranda Cultural).

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, Cemig e Usiminas, com o apoio da Rede Mater Dei de Saúde, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Serviço: Sempre Um Papo recebe Leo Cunha
Dia 9 de março, quinta-feira, 19h
Evento on-line com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Foto: arquivo pessoal

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.