Notícias

Aluno da Faculdade de Direito Milton Campos se destaca na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Oratória

O aluno da Faculdade de Direito Milton Campos, Rafael Martins Carvalho, acaba de conquistar a medalha de bronze na 2ª Olimpíada Brasileira de Oratória. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Oratória (IBRO), a competição reuniu 10 participantes em sua etapa final, que foi transmitida durante uma live na página de Instagram do COFAM - Curso de Oratória Falar Melhor.

Comandado pelo especialista em sustentação oral para advogados, fonoaudiólogo e fundador da IBRO, Rodrigo Moreira, o encerramento da olimpíada ocorreu de forma remota e contou com a presença de competidores de várias partes do mundo.

O terceiro colocado na competição, Rafael Martins, tem apenas 21 anos, mora em Nova Lima e atualmente cursa o quinto período de sua formação em Direito. Para chegar à última fase da olimpíada, foi necessário que o estudante e cada um dos participantes da disputa criassem vídeos, onde deveriam se apresentar aos julgadores e expor as suas expectativas quanto a este ano. Na mesma gravação, eles também precisaram citar quais seriam as possíveis atitudes que 2021 esperaria dos mesmos. Após a análise destes conteúdos, foram selecionados os finalistas que concorreram a etapa de encerramento do evento.

“Foi uma experiência muito bacana. Minha família ficou extremamente orgulhosa. Nunca tinha participado de uma olimpíada de oratória. Na verdade, nem sabia que existia uma competição tão importante como essa. Eu conheci o evento por meio de propagandas na internet e fiquei bastante interessado. Por ser algo novo, não imaginei que a notícia sobre a minha vitória poderia alcançar tanta gente. No entanto, enquanto andava pelo bairro Vila da Serra, encontrei alguns amigos que me cumprimentaram pela conquista e que ainda mostraram diversas mensagens de pessoas que eu não conhecia, mas que viram publicações sobre o assunto nas redes sociais e decidiram me parabenizar”, ressalta.

Rafael explica que a participação no "Laboratório de Oratória e Argumentação", organizado pela sua faculdade no ano passado, foi determinante para a sua boa performance na olimpíada. “Desenvolvi várias técnicas nesse projeto de extensão. Durante as reuniões por vídeo, tive a chance de praticar e aprender muito. Inclusive, no último encontro, foi realizada uma simulação de debate para preparar os alunos para futuras competições. Essa foi a minha primeira oportunidade de treinar sob pressão”, completa.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.