Notícias

Cultura para garagens da periferia em BH

Projeto leva espetáculos circenses gratuitos para bairros da capital; iniciativa será realizada nos meses de março e abril

Com atraso de três anos, por causa da pandemia, “Garagens Periféricas 2020” volta a todo vapor para as apresentações em periferias da capital mineira. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A iniciativa leva apresentações circenses gratuitas para garagens residenciais da periferia da cidade. Nesta edição, três bairros serão contemplados e a ideia é que o morador seja fomentador e promotor de cultura no local onde vive.

De acordo com o idealizador, Cícero Silva, o Palhaço Titetê, o objetivo da iniciativa “é de inaugurar espaços não convencionais para apresentações de espetáculos circenses, além de atender um público que não tem muito acesso à cultura. Belo Horizonte é a primeira cidade a receber o projeto e estamos na quarta edição, agora vamos alçar novos voos, indo para Lagoa Santa, Triângulo Mineiro e Sul de Minas”, explica.

Ator, diretor de cena, palhaço, produtor e gestor cultural, Cícero Silva é formado em filosofia. Estudou com mestres de várias partes do mundo, é colaborador do Coletivo de Palhaços de Belo Horizonte e coordenador do Ateliê Titetê. Cícero ressalta que “com a pandemia, o projeto que vinha provocando nas pessoas a vontade de abrir suas casas para apresentações, sofreu um baque que esperamos retomar. Muitos ligaram oferecendo suas garagens para nos receber. O público comprou a proposta. As edições anteriores alcançaram mais de 5 mil  pessoas durante os cortejos e apresentações".

Este ano será apresentado o espetáculo “AI AI AI QUE FRIAGEM, PALHAÇADA NA GARAGEM!” nos bairros Nova Cachoeirinha, Nova Vista e Caiçara. Antes de cada apresentação, haverá um cortejo uma hora antes para convidar os moradores a assistirem ao espetáculo que reúne vários artistas.

SINOPSE

A peça reúne cenas de repertório dos artistas da equipe principal e cenas dos artistas convidados. Mescla palhaçaria clássica e contemporânea, habilidades musicais e técnicas circenses. A trilha sonora, ao vivo, conta com improvisos, vinhetas, composições autorais e releituras de clássicos da música universal, sob a batuta do Grupo Tremelengue. Antes da apresentação, os artistas fazem um pequeno cortejo convocando os moradores da vizinhança para o acontecimento. 

A cada apresentação um roteiro diferente. Os palhaços Titetê, Magnética, Risoleta, Generosa, Xac, Mequetrefe, Olegário se arriscam no picadeiro de todos os sonhos. Recebem a visita da palhaça Brisa (Janaína Morse), da Minha Companhia, da palhaça Geri e do Sr. Flores (Rosângela e Zildo Flores), da Cena Lúdica Produções Artísticas, de Sílvia Couto e Saulo Fergo, do palhaço Chouriço (Vinício Queiroz), da palhaça Serpentina (Rosana Ferreira) e Hermes Atchim.

No elenco estão Cícero Silva, Cláudia Antunes, Dôte Vasconcelos, Gabriel Castro Cavalcante, Rodolfo Goulart, Rodrigo Lapa e Valéria Araújo.

PROGRAMAÇÃO “GARAGENS PERIFÉRICAS 2020”

“AI AI AI QUE FRIAGEM, PALHAÇADA NA GARAGEM!”
Dia: 25 de março, sábado
Horário: 15h cortejo; 16h espetáculo
Local: rua D Lourenço de Almeida, nª 516, Nova Cachoeirinha

Dia: 02 de abril, domingo 
Horário: 10h cortejo; 11h espetáculo
Local: rua Ernesto Austin, nº 572, Nova Vista

Dia: 07 de abril, sexta-feira
Horário: 19h cortejo; 20h espetáculo
Local: rua Frei Orlando, nº 148, Caiçara

Dia: 16 de abril, domingo
Horário: 10h cortejo; 11h espetáculo
Local: rua Frei Orlando, nº 148, Caiçara

Foto: Ronaldo Ribeiro Fotografias

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.