Notícias

Projeto “Telas Urbanas” inicia atividades da segunda etapa em BH: 41 artistas pintam espaços públicos de BH de 29/3 a 4/4

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha, inicia no dia 29 de março a execução da segunda fase do projeto “Telas Urbanas”. Até o dia quatro de abril, 41 artistas criam suas obras em espaços públicos da regional norte de Belo Horizonte. O objetivo é requalificar e transformar áreas urbanas utilizando grafite e intervenções murais. Em sua primeira fase, executada em novembro de 2015, o projeto levou outros 42 artistas que trabalharam no mesmo sentido também na região.

Em suas duas fases o projeto conta com um total de 83 artistas, sendo que 15 nomes foram convidados pela Associação dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha, por possuírem prestígio nacional. 68 entraram via edital e são de 14 cidades brasileiras, com perfis heterogêneos e muito talento, que inscreveram seus projetos com o tema “Cidade que Vibra”.

Nesta segunda fase temos 34 selecionados via edital (lista completa pode ser conferida emhttp://bhfazcultura.pbh.gov.br), além dos sete convidados: DaLata, DMS, Thiago Alvim, Gud, Ed-mun, Raquel Bolinho e Alexandre Rato. A pintura dos espaços vai se concentrar ao longo da Avenida Pedro I.

Para Leônidas Oliveira, Presidente da FMC, o projeto é uma resposta afirmativa da política cultural da PBH, de fomento e valorização das artes visuais, de forma especial a arte mural. “Esse é o maior projeto coletivo de arte urbana que a cidade já recebeu. A Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo diante da crise que assola o país, tem no fomento da arte a visão de que a economia criativa e a cultura são forças capazes de transformar a realidade gerando emprego, renda e uma cidade mais humana e bela. A arte eleva os espíritos, humaniza pessoas e os espaços urbanos. É essa nossa aposta”, conclui.

 

SOBRE AS INSCRIÇÕES E PREMIAÇÕES

O “Telas Urbanas”, que está em sua primeira edição, acontece em duas fases e recebeu 94 inscrições em edital público. Os artistas se candidataram em duas categorias: Categoria 1, projetos para área de aproximadamente 12m², com recurso financeiro de R$ 1.000,00; ou Categoria 2, projetos para área de aproximadamente 24m², com recurso de R$ 2.000,00. Cada candidato apresentou somente uma proposta.

Foram contemplados 83 artistas de todo o Brasil. Juntos, eles irão ocupar cerca de 3.000 m² de muros em áreas residuais, fundos de galpões, muros de arrimo e muros particulares. A escolha dos artistas foi feita por uma Comissão de Seleção que entre outros pontos avaliou relevância conceitual e temática da proposta, a criatividade, originalidade e ineditismo, e ainda a viabilidade técnica do projeto.

 

SERVIÇO: PROJETO “TELAS URBANAS”

Lista dos selecionados via edital: www.bhfazcultura.pbh.gov.br

2ª fase do projeto: 29 de março a quatro de abril de 2016, quando sete artistas convidados e 34 selecionados via edital irão executar suas obras nos espaços públicos da Avenida Pedro I, na regional Norte de Belo Horizonte.

1ª fase do projeto: aconteceu em novembro de 2015, quando outros oitos artistas convidados e outros 34 selecionados via edital pintaram muros de espaços públicos na Avenida Pedro I e na Av. Antônio Carlos, ambas na regional Norte de Belo Horizonte.

Foto: 7 Meio Filmes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.