Notícias

MINISTÉRIO DA CULTURA E BRADESCO SEGUROS APRESENTAM “CINDERELLA, O MUSICAL”

Montagem da Broadway ganha versão brasileira e após ser vista por mais de 120 mil pessoas no Rio e São Paulo, saí em turnê nacional. Em Belo Horizonte, o espetáculo terá apresentações nos dias 28 e 29 de abril, no Sesc Palladium

Quem nunca sonhou com um príncipe encantado? Esse é um desejo universal e deu origem a uma série de contos de fadas que se perpetuam de geração em geração. Nenhum deles, contudo, é mais famoso do que Cinderella, a gata borralheira que se transforma em princesa por um dia e encontra seu grande amor graças ao sapatinho de cristal perdido. A magia dessa história é levada aos palcos pela Touché Entretenimento, com direção de produção de Renata Borges, na superprodução “Cinderella, o Musical”, montagem da Broadway que estreou em 2013, com texto de Douglas Carter Beane, e que pela primeira vez que ganha uma versão fora dos Estados Unidos. A versão brasileira ganhou o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Cenografia.

Após ser visto por mais de 120 mil pessoas entre Rio e São Paulo, o espetáculo saí em turnê nacional e uma das capitais a receber é Belo Horizonte. “Cinderella, o Musical” fará apresentações nos dias 28 e 29 de abril (sábado às 16h e 20h | domingo às 16h), no Sesc Palladium.

Além de Belo Horizonte, a turnê passará por Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Natal, Recife, Fortaleza, e realizará nova temporada de dois meses em São Paulo. “Precisamos levar qualidade e magia para outros estados além do Rio e São Paulo. É importante fomentar cultura, o público brasileiro merece. E acho fundamental apresentar o espetáculo com o mesmo nível da montagem dos Estados Unidos. E levar o melhor da Broadway a outros estados é um desejo meu e compromisso diante ao Ministério da Cultura. Foi assim com o musical “Sim Eu Aceito!” e estamos realizando com “Cinderella”. Tenho certeza que as pessoas ficarão encantadas”, celebra Renata Borges, que complementa: “negociei a encenação de ‘Cinderella’ diretamente com o escritório em Nova Iorque. Esta foi, sem dúvida, a maior produção teatral de 2016 e seguirá por todo o Brasil em 2017”.

A direção musical da versão brasileira é de Carlos Bauzys (‘O homem de la mancha’, ‘A madrinha embriagada’, ‘Nuvem de lágrimas’, ‘Alô, Dolly!’, entre outros), que comandou a orquestra de 16 músicos ao longo das temporadas de SP e Rio, assim como a gravação, edição e mixagem das trilhas para a turnê nacional. Os figurinos são de Carol Lobato, a luz é de Maneco Quinderé, a cenografia de Rogério Falcão e a coreografia de Alonso Barros. “Cinderella, o Musical” é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, patrocínios da Apsen Farmacêutica, Alelo e CVC.

O conto de fadas

E assim são felizes para sempre! Essa célebre história de amor ganhou uma versão musical para a TV, em 1957, com canções de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein e chegou à Broadway em 2013. ‘Cinderella’, de Rodgers e Hammerstein, foi exibido pela primeira vez na TV (na CBS), estrelado por Julie Andrews, em março de 1957, e é, até hoje, o programa mais visto da história da televisão americana.

O musical da Broadway teve nove indicações ao Tony Awards, além de vencer três Dramas Desk. É baseado na versão do conto de fadas ‘Cinderella’, particularmente na versão francesa Cendrillon ou La Petite Pantoufle de Verre, de Charles Perrault. Este é o único musical da dupla escrito especialmente para a televisão e ganhou duas novas versões: em 1965 e 1997.

Elenco

Para a turnê, “Cinderella, o Musical” viaja com algumas modificações no elenco: Bruna Guerin interpreta o papel principal e André Loddi é o Príncipe Topher, dois consagrados atores de musicais. Bruna se destacou em “Urinal, o Musical”, vencendo o Prêmio Bibi Ferreira de melhor atriz de 2015. Recentemente, esteve nos palcos em “Cantando na Chuva”. Já participou de grandes montagens como “Rocky Horror Show”, “Hair” e “O Mágico de Oz”. André Loddi esteve em espetáculos como “Wicked”, “Ghost”, “O homem de la mancha” e “O Despertar da primavera”, entre outros.

Ivanna Domenyco segue interpretando a fada madrinha, Marie. O elenco traz ainda Talitha Pereira (Madrasta), Igor Miranda (Jean-Michel), Luana Bichiqui (Charlotte), Letícia Mamede (Gabrielle), Marino Rocha (Sebastian), Fernando Palazza (Lorde Pinkleton). O coro feminino é formado por Nathalia Serra, Caru Truzzi, Sofia Peres, Natacha Travassos, Thati Abra e Gabi Camisotti. O coro masculino traz Philipe Azevedo, Thiago Garça, Fábio Galvão, Daniel Suleiman, Sergio Galdino, Felipe Hideky e Bruno Kimura.

Prêmios

“Cinderella, o Musical” conquistou a crítica e foi indicado aos principais prêmios do país: cinco indicações ao Prêmio Reverência (Melhor espetáculo, figurinos, atriz coadjuvante (Giulia Nadruz), coreografia e iluminação; nove indicações ao Prêmio Botequim Cultural, incluindo Melhor Espetáculo Musical, melhor direção, melhor ator (Bruno Narchi), melhor atriz (Bianca Tadini e Totia Meireles); 10 indicações ao Musical Cast, incluindo melhor produção, melhor montagem de musical estrangeiro, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção e melhor direção musical; duas indicações ao Aplauso Brasil (Melhor espetáculo voto popular e atriz coadjuvante (Giulia Nadruz)); e duas indicações ao Arte Qualidade Brasil (Melhor atriz – Totia Meireles e Bianca Tadini). Além disso, o musical, dirigido por Charles Moeller e Claudio Botelho, venceu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Cenografia e o Blog do Arcanjo elegeu Ivanna Domenyco como melhor atriz coadjuvante.

Foto: Fotos Mesquita Mesquita

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.