Notícias

Teatro de Bonecos gratuito na programação do Circuito Usiminas de Cultura

Os espetáculos da série “Trilogia dos Modernistas” se apresentam nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Teatro do Centro Cultural Usiminas

O público de Ipatinga tem um encontro marcado com a cultura e a diversão nas noites dos dias 12, 13 e 14 de abril, com as apresentações dos espetáculos da série “Trilogia dos Modernistas” da Cia. Articularte, de São Paulo. São três encenações de teatro de bonecos manipulados e articulados de corpo inteiro que homenageiam importantes nomes do Movimento Modernista Brasileiro: Portinari Pé de Mulato, no dia 12; A Cuca Fofa de Tarsila, no dia 13; e O Trenzinho Villa-Lobos, no dia 14. Todas as apresentações são às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas.  A entrada é franca, com retirada de ingresso na bilheteria.

 

A “Trilogia dos Modernistas” é fruto de uma pesquisa de três anos da Cia. Articularte sobre a vida e obra de três grandes artistas que ajudaram construir a história cultural do país: os pintores Cândido Portinari e Tarsila Amaral e o compositor e maestro Heitor Villa-Lobos. Sucesso de público e crítica, os espetáculos são delicados pela técnica, fortes em estrutura e divertidos em suas ações e brincadeiras e já colecionam apresentações por todo o país. Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari,  "Portinari Pé de Mulato" faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre. "A Cuca Fofa de Tarsila" exalta as características plásticas da pintura de Tarsila Amaral: arte fofa, macia e suave. "O Trenzinho Villa-Lobos" é uma homenagem a infância do compositor Heitor Villa Lobos e une a alegria do teatro musical à delicadeza do teatro de bonecos.

 

Os espetáculos contarão, também, com sessões no período da manhã e da tarde exclusivas para escolas públicas. As apresentações noturnas são para toda a família que poderá se reunir para conferir uma das mais encantadoras manifestações culturais. Com inúmeras possibilidades de interação entre artista e público, o teatro é garantia de diversão e bons momentos. “O interessante é que os espetáculos das 19h envolvem, também, os pais e familiares, o que é uma ação cultural fundamental para que os adultos vivam e curtam nossas aventuras culturais-teatrais junto às crianças”, destaca Dario Uzam, fundador da Cia. Articularte e diretor dos espetáculos encenados.

 

Sobre a expectiva de apresentar no Circuito Usiminas de Cultura, Dario não economiza elogios. "Estamos muito orgulhosos em poder apresentar nossos espetáculos de Teatro de Bonecos infantil, em Ipatinga, que consideramos uma cidade ótima e cativante, com pessoas de espírito ativo e participativo que fazem a cidade pulsar, viver e se desenvolver. Temos certeza de que será um dos públicos mais calorosos a nos receber”, pontua o fundador da Cia. Articularte.  

 

Circuito Usiminas de Cultura

O projeto é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela POP Produções Artísticas e Ministério da Cultura e conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas e das prefeituras de Ipatinga e Santana do Paraíso. Desde seu início, em 2010, já foram realizadas 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 158.000 pessoas se beneficiaram das ações do projeto.

 

Cia. Articularte

Considerada pela crítica teatral infanto-juvenil como um dos grupos mais prestigiados de São Paulo, acumulando diversos prêmios e participações em festivais, a Cia. Articularte é  considerada especialista em manipulação e animação de Bonecos e Formas Animadas. Com mais de 15 anos de atividades teatrais, o grupo realizou pesquisas e desenvolveu diversas técnicas de animação teatral, com reconhecimento em premiações e editais. Com a série Trilogia dos Modernistas, composta dos espetáculos A Cuca Fofa de Tarsila (2000); O Trenzinho Villa-Lobos (2001); e Portinari Pé de Mulato (2002), a Cia Articularte coleciona prêmios e indicações, como o Prêmio Panamco em 2000 e uma indicação ao Prêmio Femsa Coca-Cola em 2004. Em 2014 a companhia cumpriu o programa Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, com o projeto Teatro Garagem de Bonecos, tendo conquistado o seu primeiro prêmio Fomento/SP em 2009-10, com o projeto Casa se Bonecos e Teatro Garagem, desenvolvido junto à comunidade da Zona Oeste de São Paulo, que gerou o espetáculo-exercício Caldeirão se Histórias. Em 2015 a companhia conquistou 15 anos de intensas atividades com a montagem de 12 espetáculos de teatro de bonecos.

 

Espetáculos “Trilogia dos Modernistas” - Cia. Articularte

Portinari Pé de Mulato

Uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do quadro recém pintado. A boneca Denise passa por uma aventura de suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneiro fujão antes que suas tintas sequem. Realizado com 26 bonecos, o espetáculo tem uma trilha composta por chorinhos e sambas.

 

A Cuca Fofa de Tarsila

O espetáculo de bonecos conta de forma singela uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. O Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos como a Urutu, a Uiara e a Cuca.

 

O Trenzinho Villa-Lobos

Inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo de bonecos que faz parte da trilogia "Os Modernistas” fala da sensibilidade musical que existe em todos nós. A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. A história mostra também o relacionamento difícil do menino Heitor com o seu pai, bastante severo.

Foto: Dario Uzam

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.