Notícias

Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado em ação na Praça da Liberdade

ASPRECAM distribuiu flores e lembrou sobre a importância do diagnóstico precoce

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi comemorado no último domingo, 08 de abril. Uma das organizações sem fins lucrativos que trabalham em prol das vítimas de câncer em Minas Gerais, a ASPRECAM (Associação de Prevenção do Câncer na Mulher), promoveu uma ação, na Praça da Liberdade, na manhã do sábado (07/04), distribuindo rosas como uma forma de carinho e de lembrar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “As rosas foram uma forma delicada de abordar o tema com as pessoas, que foram receptivas e algumas até se emocionaram. Duas mulheres, inclusive, se ofereceram para serem voluntárias”, conta Mônica Bessa, coordenadora do setor de captação de recursos da associação.

Além da mensagem, algumas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o modelo didático mamamiga, criado pelo superintendente da associação, Dr. Thadeu Provenza. “O modelo foi criado para que as mulheres possam sentir o tipo de alterações que podem ser encontradas na mama, identificando o que é algo natural e o que não é, para assim fazer o autocuidado ser feito de forma mais assertiva”, explica o mastologista e superintendente da ASPRECAM.

A Isabella Gama estava passando pela praça quando foi surpreendida pela ação. “Tenho o costume de fazer o autoexame, mas não sabia o que deveria sentir e por isso nunca chegava a uma conclusão. Com a mamamiga fiquei impressionada porque pude sentir e esse toque faz toda a diferença. Achei fantástico! Mais pessoas deviam ter acesso”.

A praça além de ser um local para atividade física, passear com a família e os animais, atrai muitos turistas. Márcia Beatriz Machado e o Luiz Gonzaga Machado Filho, do Piauí, estavam passeando e afirmaram que gostaram da ação porque divulgar informação qualificada sobre saúde é muito importante. “O modelo mamamiga é muito esclarecedor, pode ajudar muito a sociedade”, afirma Márcia.

Dia Mundial de Combate ao Câncer

A data comemorativa criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) é mais uma oportunidade de colocar em pauta o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas. A estimativa de incidência da doença no Brasil para 2018, segundo dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres.

O número é alarmante e a melhor forma para muda-lo é por meio do diagnóstico e tratamento precoce. Há mais de 30 anos, a ASPRECAM reforça esse tema, oferecendo assistência às pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O câncer é uma doença que sensibiliza porque a maioria das pessoas conhece alguém que já passou por ela. Ficamos muito felizes com a receptividade da ação de sábado e esperamos conseguir mais pessoas para compartilhar a importância do diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo o tratamento, maior a probabilidade de salvar vidas”, destaca Mônica.

Para quem quiser saber mais sobre as ações da ASPRECAM, se tornar voluntário ou identificar pacientes do SUS, diagnosticadas com câncer de mama para terem o acompanhamento da associação, acesse o site: www.mamamiga.com.br ou ligue para (31) 3241 3238. A coordenadora das voluntárias, Danusa Coutinho, ressalta que a associação possui mais de 30 voluntários capacitados para ajudar, mas faltam pacientes para serem acompanhadas. “As mulheres precisam se empoderar e saber que o SUS é obrigado a iniciar o tratamento em até 60 dias, mas infelizmente, na maioria dos casos não é isso que acontece. Queremos chegar nessas mulheres e ajudar”, conclui.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.