Notícias

Evento gratuito promove oficinas sobre resolução criativa de problemas para estudantes

As palestras acontecem no dia 20/04 com a intenção de conscientizar e estimular a capacidade de criação dos participantes

Estimular a capacidade de criação para além do mundo profissional é o objetivo de uma série de palestras GRATUITAS e abertas ao público promovidas pelo Centro Universitário Newton Paiva na próxima quinta-feira, dia 20 de abril. De acordo com a Coordenadora dos Centros de Inovação, Barbara de Araújo, o evento é feito para conscientizar os estudantes sobre a importância da inovação e da criatividade na resolução de problemas. “Ao pensar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a criatividade deve ser usada para pensar em soluções viáveis e rentáveis para os temas abordados”, explica.

A ação conta com os inspiradores, ou seja, aqueles que apresentam um projeto, realizam palestras ou são voluntários. Vão ocorrer apresentações e exposições de ideias como a de Selma Sueli, criadora de conteúdo e empreendedora do projeto multimídia Mundo Autista D&I. Além disso, também é consultora da Unesco-SOST Transcriativa e já recebeu o prêmio para influenciadores digitais do Centro de Estudos em Comunicação em 2023.

Serviço:

Data: 20/04, quinta-feira, das 17h às 19h

Endereço: Av. Presidente Carlos Luz, 220 -- Alto Caiçaras.

Programação:

17h -- Psicodesign: Criando Soluções para e com as Pessoas

É uma palestra de uma inspiradora, Stephanie Gonzaga, designer gráfica, que busca soluções práticas para empresas através do designer.

18h -- Reflexões sobre Processo Criativo e Inovação

Trata-se de uma atividade que será feita no FabLab do centro universitário pelo professor Rodrigo Figueiredo Reis, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é abordar, de forma sucinta, os conceitos e as ferramentas da criatividade e qual é a relação desses com a arte.

19h -- Vozes da Maturidade

Nessa palestra a ideia é que Selma Sueli fale sobre o seu podcast Mundo Autista D&I, apresentado por influencers deste universo. Vai falar também sobre a de suspeita de diagnóstico de autismo em pessoas da terceira idade.

As inscrições podem ser realizadas através do site.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde, na Av. Silva Lobo, e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente a Newton Paiva oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (Flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância. É consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE -- Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU -- Centro de Exercício Jurídico, NUCont -- Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus -- primeiro campus inteligente do estado.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.