Notícias

La Movida Microteatro Bar – Programação da primeira temporada – 8 a 11 de maio

O La Movida Microteatro- Bar (Rua Marechal Deodoro, 308 – Floresta – BH), segue com a nova temporada de micropeças inéditas( 8 a 11 de maio), com os espetáculos Casa Inabitada, com atuação e dramaturgia de Alice Vieira, que propõe uma reflexão íntima sobre a relação entre mão e filha, além de problematizar a perspectiva social que enclausura a mulher ao reduzi-la as funções domésticas e ao seu útero; Feijoada da Clementina, com Meibe Rodrigues, apresenta a partir de linguagem clara e poética um instante na vida da artista Clementina de Jesus; e O Livro dos Abraços, com Glauce Guimae que tem direção e dramaturgia de Eid Ribeiro, traz citações de escritores brasileiros como Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, e também do uruguaio Eduardo Galeano.

A entrada no espaço é gratuita e os ingressos por micropeça custam R$10,00 (dez reais), com venda exclusivamente na bilheteria do local. Toda a renda dos ingressos é dos artistas participantes.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio: UniBH.

Sobre o La Movida

O La Movida Microteatro Bar surgiu em 2017 como uma iniciativa inédita no Brasil, fomentando a produção cênica e a preços populares. O projeto é uma iniciativa da publicitária e produtora cultural Clarice Castanheira, que conheceu a estrutura do microteatro na Espanha, em 2016, e percebeu que o modelo poderia ser aplicado à realidade brasileira, além de dialogar com a vocação cultural múltipla de Belo Horizonte. Nasceu assim o La Movida Microteatro Bar, criado por Clarice, que na época contou com a colaboração do amigo e ator Guilherme Théo. Na primeira temporada o projeto recebeu 40 produções em suas microsalas, com apresentações de até 4 sessões por noite, para cada micropeça.

Projeto celebrado, o La Movida voltou à cena em 2018, com o projeto itinerante “La Movida In Box”, cuja edição foi realizada em Contagem com micropeças realizadas em containers, instalados em praça pública. Importante salientar que o La Movida Microteatro Bar é um projeto permanente e fixo e o novo momento demarca justamente este lugar, trazendo também um novo e importante espaço cultural para a cidade.

Sobre o Microteatro

É um formato teatral criado em Madrid, na Espanha, em 2009, que consiste na apresentação de micropeças em espaços de até 15 metros quadrados, com duração igual ou inferior a 15 minutos, com no máximo 3 atores em cena, para um público de até 15 pessoas. Além disso, também é parte das características desse gênero o acontecimento de várias micropeças simultaneamente em sessões sucessivas. Desta maneira, o espectador escolhe quanto tempo passar no teatro, de acordo com o número de micropeças que quiser assistir. Ele escolhe também o valor que quer pagar, já que o ingresso para cada apresentação é vendido separadamente.

O La Movida Microteatro coloca no foco da programação apresentações de curta duração para as artes cênicas. Belo Horizonte é uma cidade com criação artística efervescente, com projetos e festivais renomados, já tradicionais na cidade, como o Cenas Curtas, do Galpão Cine Horto, e a Mostra Lab. Algumas cenas destes festivais viraram espetáculos, outras, ou a maioria, se perderam no tempo e no espaço. O La Movida, portanto, é um espaço que se dedicará exclusivamente a este formato, se colocando no mercado também como um espaço de escoamento destas produções.

Foto: Guto Muniz

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.