Notícias

Curta Circuito traz musa do cinema nacional, Rossana Ghessa, para bate-papo em sessão que homenageia Alfredo Sternheim

Seguindo o tema País Tropical, próxima sessão exibe filme que aborda a brasilidade, em questões como religião e relação interracial

Para dar início ao segundo bimestre da programação 2017, o Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente traz para Belo Horizonte a atriz e produtora Rossana Ghessa, que participa de um bate-papo ao lado do crítico de cinema Fernando Oriente. Os dois conversarão com o público na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, após a exibição do longa Pureza Proibida (1974), protagonizado e produzido por Rossana e dirigido pelo cineasta Alfredo Sternheim, o homenageado dos meses de maio e junho da mostra, que tem curadoria assinada pela crítica Andrea Ormond. A sessão de abertura é às 20h, no Cine Humberto Mauro, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes da exibição.

Terceiro dos 20 longas dirigidos por Alfredo Sternheim, Pureza Proibida foi baseado na peça A Branca e o Negro, da atriz mineira Monah Delacy, que coassina o roteiro e também integra o elenco, junto com Rossana,  Zózimo Bulbul, Carlo Mossy (homenageado do primeiro bimestre do Curta Circuito 2017) e Ruth de Souza, que ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante da APCA pela atuação no filme. As mulheres têm forte presença no longa inclusive atrás das câmeras, em funções dominadas na época pelo homens, como de roteirista e produtor. Pureza Proibida foi indicado ainda ao Kikito de melhor filme no Festival de Gramado, em 1975.

Pureza Proibida l Alfredo Sternheim, RJ, 1974, 95'

Lúcia é criada num convento por freiras que a acolheram quando ainda era bebê. Quando muda para outro convento, perto de uma ilha de pescadores, e se apaixona por Chico, um negro da Umbanda, cenas de amor, ciúmes e violência passam a fazer parte de sua vida | Elenco: Rossana Ghessa, Zózimo Bulbul, Monah Delacy, Vanda Matos, Wanda Costa, Walter Portella, Dinah Mezzomo, Edegar Lopez | Censura 18 anos.

Rossana Ghessa

Musa do cinema nacional, em especial das comédias eróticas, também conhecidas como pornochanchadas, mote da curadoria do Curta Circuito que trabalha este ano com o tema País Tropical, a atriz ítalo-brasileira Rossana Ghessa tem quase 40 filmes na bagagem. Trabalhou com os mais importantes diretores de cinema e seus maiores sucessos foram "Bebel, Garota Propaganda" (vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília em 1967) ; "Ana Terra"; "Lua de Mel e Amendoim"; "Lucíola, o Anjo Pecador" e "Memórias de um Gigolô". Atualmente ela é produtora de cinema e dona da Verona Filmes.


Alfredo Sternheim

Diretor, roteirista, jornalista e escritor, Alfredo Sternheim será homenageado em quatro sessões do Curta Circuito,  durante maio e junho, e apresentará também uma MasterClass ao final da mostra especial (20.06). Sternheim conheceu a Boca do Lixo como poucos. Crítico de cinema do O Estado de São Paulo e diretor de vários títulos, Alfredo trafegou entre intelectuais, atrizes, atores, diretores, fotógrafos e o mundo de personagens que fizeram da Rua do Triumpho um marco na história do cinema brasileiro. Ainda garoto, participou como ator em Osso, Amor e Papagaios, na Vera Cruz. Encantando pelas câmeras, tornou-se assistente de Walter Hugo Khouri e colega do também crítico Rubem Biáfora.

Sobre o Curta Circuito
Durante sua trajetória, iniciada em 2001, a Mostra de Cinema Permanente, que exibe exclusivamente filmes nacionais, sempre com entrada franca, conseguiu reunir um público de mais de 72 mil pessoas, que estiveram presentes em quase cinco mil sessões. A mostra, dirigida desde 2016 por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, é uma das referências em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão, debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. Em 2017 a curadoria passou a ser feita pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond. Tendo já atuado em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará, a mostra atualmente está presente em Belo Horizonte, onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro, e comemora a volta para os município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D'Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.  

------

Em 2017, o Curta Circuito voltou a ter sessões no interior do estado, nas cidades de Montes Claros e Araçuaí. Confira a programação completa no site oficial da mostra www.curtacircuito.com.br

Entrada gratuita, sujeito a lotação do espaço

Ingressos deverão ser retirados meia hora antes da sessão

Classificação Indicativa| 18 anos

Capacidade da Sala | 129 lugares

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.