Notícias

2ª Mostra “Nos Porões da Loucura” promove monólogos teatrais femininos

Criada com a proposta de destacar, por meio de uma diversificada programação artística e cultural a importância da luta antimanicomial no Brasil, a II Mostra Nos Porões da Loucura promoverá em sua 2ª edição uma mostra de monólogos teatrais femininos. Nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Teatro Marília receberá a apresentação de três espetáculos solos proagonizados por mulheres: “Ensaio para a Senhora Azul”, da atriz Kelly Crifer, “Peixes” de Ana Regis, e “Rio da Lua” de Magdalena Rodrigues.

Logo na noite de abertura da programação geral, na sexta-feira (10/05), a mostra recebe às 20h30 a apresentação de “Ensaio para a Senhora Azul”. A montagem solo da atriz Kelly Crifer foi elaborada ao longo de doze meses de trabalho, a partir de uma pesquisa em torno da dramaturgia do corpo, trazendo urgências diante do indizível da mulher, o percurso e narrativas do feminino e a invisibilidade. Assim, o corpo da intérprete é o instrumento para retratar estados de euforia excessiva, irritabilidade extrema, perpassando por voos de pensamentos, saltos de uma ideia para outra, aumento de energia até estados de alucinação, arriscando sob os limites entre lucidez e loucura, chegando às subjetividades, instigante de forma bem humorada a reflexão de temas triviais e questões internas da natureza humana.

No sábado (11/05), ás 20h30, ocorre a apresentação de “Peixes”, solo de Ana Régis, com dramaturgia baseada em relatos reais anônimos e não anônimos de várias mulheres violentadas que dão números às assombrosas estatísticas de violência doméstica no Brasil. Assim, “Peixes” é a oportunidade para a atriz personificar em cena as dores, sofrimentos e inquietações dessas mulheres que muitas vezes são banalizadas e não têm direito a voz na sociedade.

No domingo (12/05), às 19h, o espetáculo “Rio da Lua”, protagonizado por Magdalena Rodrigues, é inspirado na poesia sofrida de Stela do Patrocínio, interna da instituição psiquiátrica "Colônia Juliano Moreira", no Rio de Janeiro. Desta forma, o espetáculo da voz àqueles que já não fazem parte, mas que existem, de alguma maneira são conscientes, capazes de articular palavras ou emitir sons de uma trilha sonora composta na pureza ou na confusão de seus corações.

Logo após o espetáculo, acontecerá a discussão “o feminino e a loucura da violência”, onde a psiquiatra Ana Marta Lobosque e a atriz Magdalena Rodrigues analisarão o atual momento da mulher, os reflexos da violência no cotidiano feminino e a arte como discurso de liberdade para a opressão feminina.

 

NOS PORÕES DA LOUCURA

A Mostra Nos Porões da Loucura foi criada a partir de um aprofundamento das discussões propostas pelo espetáculo “Nos Porões da Loucura”, que estreou em 2016. Com curadoria assinada pela jornalista, atriz e gestora cultural Ana Gusmão, a mostra traz como proposta destacar, por meio de uma diversificada programação artística e cultural, a importância da luta antimanicomial, além de refletir sobre os avanços e retrocessos verificados no país ao longo dos anos. As diferentes manifestações artísticas que trabalham, de forma heterogênea, a loucura e o incômodo com o outro, as atividades reflexivas, a valorização dos usuários da rede de saúde mental de BH e a criação de um espaço de trocas e convivência para o público interessado no tema são os objetivos principais do projeto. Nos dias atuais, vemos um retrocesso imenso, liderado pelo Governo Federal, pela volta das instituições como ponto central no tratamento dos portadores de sofrimento metal, com o fim da política de redução de danos e do desmantelamento dos serviços substitutivos, entre outras ações. Frente a tudo isso, mantemos a nossa posição de inclusão e de valorização de todo e qualquer ser humano pois a discussão da II Mostra Nos porões da loucura é a dignidade, os direitos humanos e solidariedade. É sobre a escuta do outro que falamos.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.