Notícias

O resgate da memória do interior mineiro em livro de poesia de Mell Renault

Mell Renault lança em junho seu terceiro livro de poesias, Cortejo, agora pela Páginas Editora. Com apresentação da reconhecida poeta Luiza Cantanhede e prefácio do premiado escritor Luiz Eduardo Carvalho, Cortejo apresenta a jornada da personagem Maria, que conta sua história de vida em versos. A poesia de Mell é uma conversa na porta de casa, que convida o leitor a conhecer a trajetória de Maria e a memória de sua cidade na serra mineira. 

Nascida em Belo Horizonte e criada em Esmeraldas (MG), Mell explora sua vivência em uma cidade pequena para trazer autenticidade aos versos de Cortejo. Ela faz um registro único do interior mineiro, com uma reviravolta surpreendente. “Comecei a escrever o Cortejo observando os detalhes, os acontecimentos na minha própria rua. Há uma poesia muito rica no dia a dia, que não enxergamos, especialmente no meio da correria de uma cidade grande”, explica a autora.

Cortejo será lançado em 01 de junho, mas já está em pré-venda. O livro pode ser adquirido no site da Páginas Editora (paginaseditora.com.br).

A jornada de Mell Renault: dos cadernos artesanais ao livro Cortejo

Com 36 anos, Mell Renault escreve poesia desde os 15. Apaixonada pelo trabalho literário artesanal, Mell sempre desenvolveu projetos independentes de plaquetes poéticas feitas à mão. “Gosto de escrever cada palavra das minhas plaquetes e cadernos de poesias. Vejo o valor da obra literária não apenas na palavra, mas no fazer da palavra”, explica Mell, que também já possui 2 livros publicados: Patuá (Coralina, 2019) e Flor de Sal (Penalux, 2020).

Seu terceiro livro, Cortejo, dialoga com o fazer artesanal. Utilizando versos de estrutura simples, Mell se inspirou em poetas como Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade para construir um livro atrativo para leitores de todas as idades – tanto experientes, quanto aqueles que não têm o hábito de ler poesia. A obra, em formato de um poema único que se estende por quase 100 páginas, conta com arte de capa do pintor Carlos Figueiredo.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.