Notícias

Marilyn Monroe.doc: Com Cinco Indicações ao Segundo Prêmio COPASA/SINPARC, Teatro Documentário revive o mito nos palcos de BH

Como transformar uma pessoa comum em um mito é o tema do Teatro Documentário “Marilyn Monroe.doc”. Depois de conquistar o público na estréia de agosto de 2014 no Teatro Nossa Senhora das Dores, a peça teve novas temporadas durante o ano no mesmo palco, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie e na Sede da Cia dos Aflitos, todas em Belo Horizonte. Em fevereiro de 2015, o espetáculo voltou ao Teatro de Bolso Júlio Mackenzie (Sesc Palladium) pela 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com sessões lotadas, e retornou ao mesmo palco em maio do mesmo ano. Em junho será a vez do Teatro Alterosa receber o espetáculo na semana de aniversário da atriz, modelo e cantora Marilyn Monroe. As apresentações acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de junho, sendo sexta e sábado às 21h e domingo `as 19h.

 

A montagem, que já passou também pelo 24º Encontro de Artes Cênicas de Araxá em 2014, é uma realização do Grupo Dois Palitos com produção da Vinco Projetos Gráficos e Produções Culturais. A peça tem no elenco Thaís Coimbra e Ítalo Mendes, dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias e foi indicada às categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto Inédito, Melhor Figurino e Melhor Atriz no 2° Prêmio COPASA/SINPARC, em 2015.

 

 

“Marilyn Monroe.doc” apresenta sob a forma de Teatro Documentário a biografia de Norma Jeane Mortenson, jovem caipira, gaga e desengonçada que sonhava em ser atriz e que se transformou no maior mito da cultura pop mundial e principal sex symbol feminino; a atriz, cantora e modelo norte-americana Marilyn Monroe. O público acompanha os principais acontecimentos de sua vida, muitos deles desconhecidos e não divulgados pela grande imprensa, enquanto observa as etapas pelas quais passou para criar a personagem Marilyn Monroe. A platéia se surpreende com a lista inacabável de relacionamentos amorosos da musa e com as diversas versões para sua morte prematura, aos 36 anos de idade.

 

A dramaturgia cruza elementos de pesquisa sobre o Teatro Documentário, como a utilização fotografias, vídeos e documentos, com a exposição em cena dos processos de montagem utilizados para a construção do espetáculo e da personagem. Pretendeu-se investigar sobretudo a mulher por trás da personagem, evidenciando a trajetória de Norma Jeane, pouco explorada pela mídia. Em cena, é discutida a imposição de padrões estéticos às mulheres pela cultura de massas e a mídia, por meio do trabalho de Thaís Coimbra. Outra abordagem é referente aos procedimentos criados pela indústria do entretenimento para a fabricação de estrelas e celebridades, verdadeiras “máquinas de fazer dinheiro”, e os conflitos entre a pessoa real e a personagem criada.

 

A personagem-título fica a cargo de Thaís Coimbra, que escolheu Marilyn Monroe como objeto de criação do espetáculo por ser uma grande admiradora desde criança, o que a levou desde cedo a colecionar imagens, fotografias, vídeos, filmes, entrevistas, biografias, principal material de pesquisa para este teatro-documentário. Ítalo Mendes encarrega-se de interpretar diversos personagens com quem Norma Jeane/ Marilyn contracenam, como uma das mães adotivas, o primeiro marido, um de seus coaches e produtores e também o galã Frank Sinatra. As biografias dos atores também compõem a dramaturgia, ressaltando o caráter humano do trabalho do intérprete.

 

Produtora 

Vinco Projetos Gráficos e Produções Culturais e Grupo “Dois Palitos”: O Grupo Dois Palitos foi criado com a montagem do espetáculo “Marilyn Monroe.doc”, uma pesquisa da atriz Thaís Coimbra sobre a vida e carreira de Marilyn Monroe, através da linguagem do teatro-documentário. Em seu repertório o grupo também tem a recente montagem do espetáculo “Rapsódia Boêmia”, uma pesquisa do ator Ítalo Mendes sobre rapsódia, baseada nos textos de Jack Kerouac e Charles Bukowski. O grupo belorizontino, fundado por Thaís Coimbra e Ítalo Mendes, graduados em Teatro pela UFMG, conta com a colaboração de Fernanda Coimbra (Artes Visuais), Thiago Bernardo (Moda e Figurino), Luiz Henrique Marques (Audiovisual) e Amanda Coimbra (Design Gráfico) e pretende ampliar suas atividades através da abertura de um espaço de trabalho no Bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, a Vinco - Projetos Gráficos e Produções Culturais. Um espaço que possa contribuir para o fomento e a apreciação do fazer artístico, intercâmbios, residências de criação, atividades culturais, cursos para iniciantes e veteranos em várias áreas (Teatro, Artes Visuais, Cinema, etc), contribuindo para a formação de público e espaço de convivência em Belo Horizonte. O espaço possui três seguimentos de atuação, como grupo de artistas, espaço cultural e produtora de projetos gráficos e artísticos. Além do Marilyn Monroe.doc, a Vinco produz outros espetáculos teatrais: Amélia - Nome Provisório, “...é o que fica” e Seis Mezes de Huma Enfermidade.

 

O Diretor 

Juarez Guimarães Dias: Escritor, dramaturgo e encenador mineiro, natural de Conselheiro Lafeiete, Doutor em Artes Cênicas (Unirio), Mestre em Literatura (PUC-Minas), Bacharel em Comunicação Social (Uni-BH) e Professor da FAFICH/UFMG. Seus últimos trabalhos são a dramaturgia e direção de “Marilyn Monroe.doc”(2013) com o Grupo Dois Palitos e “#tudodenós”(2013) com a Pierrot Teen, em parceria com Léo Quintão da Cia. Pierrot Lunar onde também dirigiu e escreveu trabalhos reconhecidos pelo público e crítica especializada.

 

Foto: Matheus Soriedem

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.