Notícias

Semana da Gastronomia Mineira apresenta sua programação

Este ano, as atividades ultrapassam a capital mineira e incluem cidades do interior de Minas

Para celebrar o Dia da Gastronomia Mineira, o Instituto Eduardo Frieiro organizou uma intensa e saborosa programação, com atividades de 06 de junho a 1º de julho. Entre as ações estão feiras agroecológicas, gastronomia temática em restaurantes, aulas e palestras de capacitação, demonstrações culinárias, intervenções culturais e a entrega de premiações.

A cozinha mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de cultura, histórias e costumes próprios. Investir em gastronomia, em seu estudo e aprimoramento é uma vocação natural dos mineiros, dos chefs mineiros, que sempre buscam o retorno às origens para seus pratos.

Segundo Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, empresa que faz a gestão do evento, para este ano a Semana da Gastronomia, trouxe boas novidades. “Vamos descentralizar o projeto, ampliando as ações para o interior. Este ano, além dos cinco pratos exclusivos de restaurantes de Belo Horizonte representando os terroirs mineiros, o público também poderá apreciar outros três em restaurantes de Araxá, Caxambu, Ipatinga e Serro. Outra ação de interiorização é a edição especial da Feira Raízes do Campo, que acontece em Jaboticatubas no dia 23 de junho”.

O objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

Segundo o representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, “a gastronomia hoje é de modo geral bem parecida, pois, após a globalização todo o mundo tem acesso a tudo que o outro faz e também, com o advento das multinacionais, grandes redes de produtos alimentícios levam o mesmo alimento para todas as partes do mundo. Já as cozinhas regionais tentam - mesmo com a globalização - preservar o que lhe é peculiar, pois é exatamente isso que os faz diferentes do resto do mundo, com cozinha regional e peculiaridades inerentes a elas”.

Um dos eventos mais marcantes da programação é a Solenidade de Entrega do Prêmio Eduardo Frieiro. Seu objetivo é agraciar pessoas e instituições de todo o Estado que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias. Este ano está marcada para o dia 26 de junho, na Academia Mineira de Letras. Diferentemente das outras atividades, este é um evento fechado apenas para convidados.

Entre as ações abertas ao público, serão realizados no Mercado Central diversos workshops e palestras de capacitação, com temáticas que valorizam a culinária mineira. As cozinhas show este ano serão feitas na Cozinha Escola Mineraria, com inscrições antecipadas. Além disso, as quatro principais instituições do Estado com cursos na área de gastronomia – UNA, Promove, SENAC MG e Estácio – farão intervenções culinárias, aproximando a Academia, com seus professores e alunos, dos produtores, comerciantes e públicos do Mercado, sendo muito bem acompanhados pelos artistas da Trupe Gaia e suas intervenções culturais.A Semana da Gastronomia Mineira é promovida pelo Instituto Eduardo Frieiro, com gestão da Espaço Ampliar. O projeto tem o patrocínio da Gasmig e do Governo de Minas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Foto: Edson Puiati são de Fernando Machado

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.