Notícias

Connected Smart Cities & Mobility promove Encontro Regional em Belo Horizonte

O objetivo é reunir governo, entidades e empresários do setor para debaterem ideias no contexto de cidades inteligentes

Na próxima terça-feira, 22, o encontro regional do Connected Smart Cities & Mobility chega à Belo Horizonte. A capital mineira está inserida na agenda de pré-eventos regionais, que estão acontecendo desde fevereiro, para que governo, entidades, e empresários do setor possam debater ideias e pensar projetos no contexto das cidades inteligentes.

O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta - Conexões com Propósito, tem o objetivo de discutir iniciativas de smart cities, no contexto nacional e, também, regional. Desta vez, a contextualização será sob a ótica da realidade mineira. Os encontros regionais fazem parte da agenda de eventos de 2021, contemplando todas as 27 capitais do país.

A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. É necessária a inscrição prévia. O inscrito recebe o link de acesso por e-mail. A pauta principal é apresentar o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Belo Horizonte, tomando por base os dados registrados no Ranking Connected Smart Cities de 2020.

Conforme o estudo, BH encontra-se na 10ª posição geral do Ranking. O encontro regional de Belo Horizonte é o terceiro da região Sudeste. O evento nacional, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, fecha o ciclo dos encontros regionais do Connected Smart Cities & Mobility 2021.

"Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para as cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital mineira. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades", disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Belo Horizonte no Ranking Connected Smart Cities

As discussões dos encontros regionais focam 11 eixos temáticos, que devem avaliar a mobilidade, o urbanismo, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança, a energia, o empreendedorismo, a tecnologia e inovação, a governança e a economia, priorizando sempre a realidade local.

Além dos resultados gerais, o Ranking Connected Smart Cities & Mobility traz análises dos eixos temáticos, permitindo uma visão regional do Brasil, considerando o porte de municípios com mais de 500 mil habitantes. Outro destaque de Belo Horizonte está no eixo de saúde. A capital de Minas Gerais é a 3ª colocada em todo o sudeste.

Para Willian Rigon, diretor da Urban Systems, e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Belo Horizonte obteve melhora em diversos indicadores, assegurando uma posição entre as 10 melhores posicionadas, com destaque para o eixo de saúde. "A oferta de leitos hospitalares foi de 4,26 para cada mil habitantes. O investimento em saúde, por habitante, somou R﹩ 1.314,00. E foram, ainda, contabilizados 433 médicos para cada 100 mil habitantes".

Palestrantes Encontro Regional

Para palestrar neste encontro regional, estão confirmadas as presenças de Jean Mattos Duarte, Secretário Adjunto de Planejamento Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização Prefeitura de Belo Horizonte;

Antonio Loureiro, Professor do Departamento de Ciência da Computação - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais;

Cristiane Amaral Serpa, Secretária Adjunta do Desenvolvimento Econômico - Prefeitura de Belo Horizonte;

Leandro Garcia, Diretor-Presidente - Prodabel - Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prefeitura de Belo Horizonte;

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility;

Willian Rigon, Diretor e Sócio da Urban Systems.

A programação completa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais

Serviço:

Encontro Regional Belo Horizonte do Connected Smart Cities & Mobility 2021

Data: 22/06

Horário: 09h00 (horário de Brasília)

Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Realização: Necta - Conexões com Propósito (https://www.nectainova.com.br)

Co-realizador: Urban Systems Brazil (https://www.urbansystems.com.br)

Foto: Connected Smart Cities

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.