Notícias

Cultura em garagens da periferia de Belo Horizonte

Cinco espetáculos fazem parte do “Garagens Periféricas”; montagens serão apresentadas no Barreiro, Nova Cintra, Visa Alegre e Caiçara

De junho a agosto, Belo Horizonte recebe “Garagens Periféricas”. Esse projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A iniciativa traz para garagens da periferia da capital mineira apresentações circenses gratuitas.

O idealizador e coordenador do Ateliê Titetê, Cícero Silva (Palhaço Titetê), explica que o objetivo do “Garagens Periféricas” é “formar um público crítico que não tem muito acesso à cultura”. De acordo com ele, não há custo nenhum para as pessoas que cedem as garagens e os moradores são promotores de cultura em seu bairro ou comunidade, pois convidam seus vizinhos para participarem no dia.

Cícero ressalta que aproximadamente 20 artistas estão envolvidos direta e indiretamente no Projeto que já ganhou quatro prêmios: Descentra, em 2013; Prêmio Projetos Incríveis, da Awesome Fundacion; Fundo Municipal da Lei de Incentivo à Cultura, em 2017 e o Prêmio Direito à Cidade, oferecido pelo Ministério da Cultura em parceria com as ONGs Periferias em Rede e Favela é Isso, em 2018.

 

A primeira edição do Garagens Periféricas foi em 2013. Nas duas edições já realizadas, 1.500 pessoas assistiram às apresentações do Projeto que tem produção do Ateliê Titetê. Todos os espetáculos tem classificação livre e entrada franca.

 

A primeira apresentação será realizada no dia 16 de junho, domingo, a partir de 11 horas, na rua Luiz Lopes, número 111, Ouro Preto. Antes do espetáculo, às 10 horas, será realizado um cortejo pelas ruas do bairro para convidar os moradores a participarem deste momento de cultura e diversão.

 Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.