Notícias

CCBB BH terá cinema gratuito em julho com filmes da DreamWorks

“Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” exibirá 35 longas-metragens, que ainda fazem sucesso com públicos de diversas idades; seleção de filmes vai de ‘FormiguinhaZ’ (1998) a ‘As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme’ (2017)

As crianças de Belo Horizonte terão mais um atrativo nas férias de julho. Isso porque um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo vai ganhar uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução provocada na história da animação por suas técnicas e personagens inesquecíveis. De 10 a 29 de julho, “Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” exibirá, no CCBB BH (Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte) 35 longas-metragens produzidos pelo fascinante mundo da DreamWorksAnimation. A seleção de filmes vai de FormiguinhaZ (1998) a As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme (2017) e faz uma dobradinha imperdível com DreamWorksAnimation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, também em cartaz no CCBB BH até 29 de julho. O projeto, com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem entrada gratuita.

De acordo com o curador da mostra de animação, Breno Lira Gomes, pelo fato da DreamWorks ter produzido inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos, nada mais justo que uma grande mostra para agrupá-los. “As produções [da DreamWorks] usam e abusam das citações ao universo da cultura pop e reúnem um time de dubladores de peso da indústria do cinema norte-americano. Não há como negligenciar que este estúdio é hoje um dos principais na área de animações do planeta”, destaca.

Uma dos 35 longas que será exibido durante o período é Shrek (2001), cuja história trouxe uma grande reviravolta no mundo da animação por colocar como protagonista uma criatura verde, asquerosa, sem modos, mas que acabou se tornando um dos seres mais amados do planeta e ganhou, inclusive, três continuações. “Shrek encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas”, ressalta Breno. A animação, dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson, foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história, em 2001, desbancando a Disney, que na ocasião concorria com Monstros S.A. O sucesso mundial de Shrek garantiu, inclusive, a permanência da divisão de animação dos estúdios DreamWorks. Apesar da qualidade excepcional dos filmes e de dubladores famosos como Woody Allen, Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Kenneth Branagh, as bilheterias fracas quase fizeram o estúdio desistir das animações.

A DreamWorksAnimation produziu também O Príncipe do Egito, primeira animação em 2D do estúdio, que venceu o Oscar de Melhor Canção; A Fuga das Galinhas, animação em stop-motion de maior bilheteria até hoje; Os Sem Floresta, adaptação dos quadrinhos criados por Michael Fry e T. Lewis para a United Media; e As Aventuras do Capitão Cueca: O filme, inspirado na série de livros infantis escrita por Dav Pilkey, entre muitos outros títulos que conquistaram crianças e adultos.

"Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação” apresentará ao público ainda a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood - Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen -, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então.

Debates e master class

A mostra promoverá ainda dois debates com os temas “Uma revolução animada”, com os pesquisadores Rita Ribeiro e Virgílio Vasconcelos e mediação do curador Breno Lira Gomes, no dia 10 de julho; e “Dando voz a personagens animados”, com a atriz dubladora Miriam Ficher [responsável por vozes de famosas como Angelina Jolie, Drew Barrymore, Cameron Diaz, Nicole Kidman e Sandra Bullock]e o crítico de cinema Marcelo Miranda, no dia 25 do mesmo mês.

Haverá também a master class “A fábrica de sonhos”, ministrada por Sávio Leite, organizador da Múmia - Mostra Udigrudi Mundial de Animação, entre os dias 17 e 19 de julho. As inscrições para esta atividade devem ser feitas a partir de 11 de julho, pelo e-mail [email protected].

Estão inclusos na agenda da mostra, três sessões especiais com recursos de acessibilidade: Shrek (audiodescrição, 18/07, às16h),Como Treinar o seu Dragão (interpretação em libras, 24/07, às 18h) e Madagascar (legenda descritiva, 28/07, às18h).

As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra, com artigos inéditos, curiosidades, sinopses e fichas técnicas dos filmes.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.