Notícias

Arista mineira Laura Belém inaugura obra pública na Alemanha

Na terça-feira, 09 de julho, às 19h, a artista  mineira Laura Belém, radicada em SP, inaugura sua primeira obra pública permanente. O trabalho foi comissionado pelo programa 'Art Residency Wildbad', em Rothenburg ob der Tauber, Alemanha.

O convite faz parte de um projeto mais amplo da instituição Wildbad Rothenburg que, ao longo de 10 anos irá comissionar artistas contemporâneos internacionais para criarem obras públicas específicas e permanentes para o parque Wildbad.

A obra que Laura desenvolveu ao longo de três meses é uma instalação sonora polifônica com um objeto readymade. Ela conta com um poema de Nora Gomringer (https://en.wikipedia.org/wiki/Nora-Eugenie_Gomringer e https://nora-gomringer.de/ ), especialmente escrito e gravado para este projeto.

O trabalho se inspira livremente na história de Wildbad Rothenburg (https://wildbad.de/) no passado um local famoso por suas águas termais e de cura, e pela posterior extinção dessas fontes termais. Instalada permanentemente dentro de uma pequena caverna no parque, a obra dialoga com a paisagem externa e com os arredores, mas também tece relações com uma "paisagem interna", onde natureza, memória, lugar, poesia e imaginação se entrelaçam e respondem uns aos outros.

Nesse sentido, o tema da água serve como ponto de partida para explorar estados psicológicos e emocionais mais profundos, ligados a conceitos de memória, tempo, oralidade e deslocamento.

 

Laura Belém é representada pela galeria Celma Albuquerque (MG).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.