Notícias

BATENDO DE FRENTE – Primeiro disco da banda Kayajhama homenageia o compositor Mestre Jonas

Nascida no Aglomerado da Serra, a banda Kayajhama traz em seu reggae sonoridades típicas do morro, que vão do samba, rock, rap e o funky soul. Após dez anos de caminhada a banda apresenta seu primeiro álbum, o disco “Batendo de Frente”, cujas letras retratam o cotidiano das favelas, ressaltando a beleza, a força e a união das pessoas nas comunidades.

O disco é uma homenagem a um antigo morador ilustre do aglomerado, o cantor e compositor Mestre Jonas. Falecido em 2011, Jonas foi um grande amigo e incentivador da banda além de ter se tornado um símbolo para vários compositores da nova geração. Embora o disco como um todo seja uma homenagem a ele, a faixa “Estrada sem Fim” com uma pegada mais blues, foi composta especialmente como um tributo ao artista. Participação garantida no lançamento, o músico Sérgio Pererê empresta sua voz à faixa dedicada ao Mestre Jonas e também assina a produção do disco. Também participam do show o cantor Daniel Carpa, o trompetista Juventino Dias e o trombonistaAlaécio Martins. A abertura é de Marquim D Morais e Sam Pedra.

“Batendo de Frente” terá o show de lançamento realizado dia 28 de julho, na casa de shows A Autêntica (Rua Alagoas, 1172, Savassi), a partir das 21h. A entrada é franca.

 

Homenagem e presença

Mais do que um tributo, Mestre Jonas é uma presença importante no processo do disco. Amigo dos integrantes, ele foi o responsável pela formatação do projeto inicialmente feito para a Lei Estadual de Incentivo, em 2011. O mesmo que foi adaptado e enviado para a Lei Municipal e que, finalmente, viabilizou a produção do álbum.

“Mestre Jonas, além de um grande amigo, foi o responsável por este disco. Ele que escreveu o projeto e ficamos elaborando isso durante dias e ele nos ajudou muito. A idéia era tê-lo como uma participação especial no disco, mas assim que fomos aprovados, logo em seguida, ele faleceu, mas é um irmão que está no coração de todos nós”, conta o vocalista Wilton Vagalume. Essa mesma relação em comum com o músico foi o que aproximou Sergio Pererê e a produtora Flávia Reis do projeto.

 

Sobre a banda Kayajhama

A banda Kayajhama nascida no aglomerado Serra, vem atuando na cena musical da cidade desde 1999 e vêm se consolidando seu espaço e apresentando um trabalho cada vez mais maduro e coeso. O Kayajhama é responsável atualmente pela maior movimentação e promoção de arte, cultura e cidadania numa das maiores favelas do Brasil, aglomerado Serra, com shows abertos à comunidades, oficinas de capoeira e atuações junto ao Centro Cultural Vila Marçola e CC Vila Fátima. A atual formação do kayajhama é: Wilton Vagalume (vocalista), Wedison de Barros (guitarrista), Nego Bento (Percussionista e vocalista), Luciano Reis (contrabaixista) e Evandro Dias (Baterista).

Em 2008 a banda participou do projeto Vozes do Morro, o que gerou o videoclipe “Swing de Berimbau”, o que contribuiu muito para a repercussão do trabalho.

Últimos eventos de destaque da banda: Vozes do Morro -Freegels Music -2008· Quilombos da Serra - Centro Cultural Vila Marçola-2010· Festival Transborda-Centro Cultural Vila Marçola-2011· Dia de Minas – Praça da Liberdade-2011· Mostra BH-FUNART- 2011· Cena Música – 2015· Festival Descontorno- CCVM - 2016·

Este projeto é realizado com recurso da lei municipal de incentivo a cultura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de cultura

 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.