Notícias

Grupo Sarandeiros e o cantor Maurício Tizumba e Tambor Mineiro

Atrações do IV Congresso Nacional de Educação Católica

O Grupo Sarandeiros e o cantor Maurício Tizumba e Tambor Mineiro são as atrações de show artístico na noite de 19 de julho, às 20h no KM de Vantangens Hall, primeiro dia da programação do IV Congresso Nacional de Educação Católica. O congresso acontecerá de 19 a 21 de julho, no KM de Vantagens Hall (av. Nossa Sra. do Carmo, 230, Savassi), em Belo Horizonte, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e do qual a PUC Minas é uma das apoiadoras.

O cantor e compositor Maurício Tizumba é um dos criadores do Tambor Mineiro, grupo de percussão com influência do congado. Entre suas composições mais conhecidas estão Sá Rainha e Maurice a Paris. Contemplado, em 1999, em Minas, com o prêmio Pró-Música como Músico do Ano, Maurício criou, em 2009, o grupo Meninos de Minas, um projeto de cunho socioeducativo formado por adolescentes de bairros carentes de Betim e de Itabira, que visa difundir a percussão por meio da iniciação rítmica e da construção de instrumentos com materiais reciclados.

O Grupo Sarandeiros é considerado, atualmente, um dos melhores grupos de dança no Brasil voltado para a divulgação da cultura nacional. Trata-se de um grupo que valoriza pesquisas e preserva, por meio do seu trabalho, a arte popular da dança e da música nacional. Fundado em 1980 pelas professoras Marilene Lima e Vera Soares, o Sarandeiros fazia parte dos cursos de extensão oferecidos aos alunos da Escola de Educação Física da UFMG. Em 1997, a direção do grupo passou a ser do bailarino e coreógrafo Gustavo Côrtes, atual professor de Folclore e Dança da UFMG, que ampliou o acesso ao grupo, permitindo a entrada de bailarinos de outras companhias e pessoas da comunidade geral.

Em 2000, o grupo Sarandeiros lançou o seu primeiro CD, Sarandeiros dançam o Brasil. A partir de 2007, o grupo passou a ter aulas de dança contemporânea buscando uma nova linguagem para a elaboração de seus espetáculos. Aliada à experiência de 28 anos na performance baseada na cultura folclórica brasileira, o grupo surpreendeu com a leitura do espetáculo Quebranto, última montagem da companhia.

O ingresso para o show pode ser adquirido antecipadamente na Anec-MG (rua Tenente Brito de Melo, 1.223, sala 1103, Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte) ou no dia do show nas bilheterias do KM de Vantagens Hall.

Para mais informações sobre o Congresso de Educação Católica, que tem inscrições com desconto até esta quinta-feira, 13 de julho, acesse anec.org.br/congresso.

 

Foto: Divulgação / Facebook

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.