Notícias

Thiago Amud, Adriano Goyatá e “Geleia Geral” ocupam a Gruta em agosto

Tradicional inferninho de Belo Horizonte recebe inédito show de Thiago Amud e Kristoff Silva nesta sexta-feira (12); programação do mês também tem estreia ao vivo dos singles de Adriano Goyatá e a retorno da festa “Geleia Geral”

Celebrando seis meses de retorno às atividades presenciais, a Gruta mantém uma programação de alto nível em agosto. Já neste sábado, dia 12/8, o inferninho mais querido de Belo Horizonte apresenta show do carioca Thiago Amud, no formato de voz e violão, em uma parceria inédita com o cantautor mineiro Kristoff Silva. No dia 19/8, o fervo fica por conta da tradicional festa “Geleia Geral”, com o melhor da música brasileira nas pick-ups. Quem encerra a programação do mês, no dia 26/8, é o mineiro Adriano Goyatá, acompanhado de banda completa, entoando músicas autorais de sua recém-lançada carreira solo, e interpretações que vão de Marina Sena à Pixinguinha.

Uma das principais vozes e cabeças da música brasileira contemporânea, Thiago Amud mantém uma densa produção como compositor, tendo assinado canções com Guinga, Francis Hime, Zé Paulo Becker, Zé Renato, Edu Kneip e Roberto Menescal, além de ser regravado por nomes Milton Nascimento e Alcione, e ter assinado o arranjo de “Meu Coco”, faixa título do mais recente disco de Caetano Veloso. É parte dessa rica trajetória que Amud coloca no palco da Gruta. Além do próprio violão, neste show o artista conta com o apoio do cantautor mineiro Kristoff Silva (violão, contrabaixo e voz), na primeira vez em que os dois dividirão o palco.

No repertório, Amud valoriza as canções do seu mais recente álbum, “São” (2021), composto sobretudo por sambas, toadas e ijexás. “Será um show de vozes, violão e baixo. O baixo será tocado pelo grandíssimo compositor e cantor Kristoff Silva, meu convidado especial, que tem mergulhado nesse novo ofício: o de contrabaixista. A maior parte do repertório consiste em canções de ‘São’. Mas haverá várias outras, mais antigas ou ainda inéditas”, adianta Amud. O compositor também ressalta a importância da Gruta como palco de encontros frutíferos, a exemplo da parceria inédita com Kristoff Silva. “Embora carioca, sei que a Gruta é um lugar significativo para diversas turmas de BH. Tem o charme dos lugares onde rolam muitos encontros. Que a estreia na Gruta desse meu show inédito com Kristoff seja sinal de sorte”, diz.

Para esquentar ainda mais o clima da Gruta, a festa “Geleia Geral” coloca na pista a calorosa discotecagem brasileira, em uma noite transcendental, abraçada por diversas manifestações estéticas de brasilidade. Idealizada por Victor Silva e Nara Torres, integrantes da big band Iconili, e pelo DJ Luiz Valente, do selo Vinyl Land, a “Geleia Geral” exalta a multiplicidade da cultura nacional, ramificando sua identidade com manifestações de dança, performance, teatro e audiovisual.

Ainda em clima dançante, o músico mineiro Adriano Goyatá prepara um show de caráter inédito. Reconhecido por trabalhos como baterista da banda Todos os Caetanos do Mundo e de Alexandre Andrés Quarteto, Goyatá lançou recentemente a carreira solo, na qual exercita sua veia de compositor e cantor. Na apresentação da Gruta, ele mostra pela primeira vez ao vivo o single “Vermelho”, uma balada pop e romântica lançada há dois meses com direito a videoclipe (assista aqui), e revela o próximo single a ser lançado, “Meu Sonho Voa”. Além das músicas autorais, Goyatá interpreta um repertório que passeia por Marina Sena, Stromae, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Pixinguinha e Baianasystem.

A produção executiva do show é de Sarah Kacowicz e a produção musical é do próprio Adriano Goyatá. A banda que acompanha o músico é formada por Laiza Lamara (percussão), Emi Avó (bateria, percussão e teclas), Chico Bueno (guitarra), Luiz Felipe Almeida (baixo, guitarra e violão) e Rudney Carneiro (bateria).

Para Goyatá, o show na Gruta tem um caráter especial de representatividade, além de afirmar uma identidade conhecida da casa de shows, ao propiciar encontros sempre diversos. “A Gruta é um lugar que eu gosto muito por representar a luta LGBTQIA+. Acho importante ocupar esse espaço e trazer pessoas de outros nichos para pensarem e refletirem sobre o quão importante é estar nessa luta. Então, minha ligação com a Gruta vem desse lugar”, analisa Goyatá.

De portas abertas

Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a programação de reabertura da Gruta começou em março deste ano, após dois anos de portas fechadas. As atividades dão continuidade ao projeto de fomento do espaço, que viabilizou atividades virtuais ao longo de 2021, possibilitando com que o espaço conseguisse se manter vivo durante a pandemia. “A Gruta é uma prova de que as pessoas podem se reunir em torno do objetivo de manter um espaço cultural de pé”, reflete o cantor e ator Marcelo Veronez, que integra o coletivo que atualmente gere o espaço, na ativa há 20 anos, na Rua Pitangui, no Horto.

Sobre a Gruta

Localizada no coração da Zona Leste da capital mineira, a Gruta é um espaço cultural independente que funciona, desde 2001, como ponto de convergência entre artistas de diferentes linguagens da cidade. O lugar surgiu como local de ensaios de grupos teatrais e, ao longo dos anos, se reconfigurou por diversas vezes, assumindo também o caráter de casa para pequenos shows e espetáculos, e espaço de festas. Autogestionado, se mantém como uma referência fundamental para a promoção da experimentação artística e de um espaço livre e diverso, que acolhe criações e debates que incluem as pautas feminista, LGBTQI+ e antirracista, entre outras.

Foi administrado de forma aguerrida durante muitos anos por Joyce Malta e Admar Fernandes e, atualmente, é gerido por Marcelo Veronez, Wanira Vampira (Wagner Alves), Juliana Abreu e Akner Gustavson (Toda Deseo). Em 2021, a fim de manter o espaço vivo diante das dificuldades impostas pela pandemia, a atual gestão realizou uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo e aprovou um primeiro projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com o aporte, foram realizadas atrações virtuais entre os meses de abril e agosto, e entre dezembro e fevereiro deste ano, além do pagamento dos custos fixos do espaço e da reforma do telhado.

Programação de Agosto na Gruta

Sexta-feira (12/08). Show de Thiago Amud e Kristoff Silva

Sexta-feira (19/08).  Festa “Geleia Geral”
Sexta-feira (26/08). Show de Adriano Goyatá
Horários, preços de entrada e compra online no LinkTree da Gruta
Endereço. Rua Pitangui, 3.613, Horto, BH.

Nas redes. Instagram | Facebook | YouTube

Foto: João Atala

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.