Notícias

Blues Street festival traz grandes nomes do blues internacional para belo horizonte

Uma rua dedicada ao Blues. É com essa proposta que a capital mineira recebe a primeira edição do Blues Street Festival, evento que reunirá importantes nomes musicais dedicados do gênero, além de performances no chão, feira de vinil, de antiguidade e uma seleção especial com o melhor da gastronomia de rua. Entre as atrações musicais estão os norte-americanos Jason Ricci (New Orleans), eleito por duas vezes como o melhor gaitista do mundo e que vem pela primeira vez ao Brasil, e a pianista Taryn Donath (Califórnia), considerada a rainha do Boogie Woogie, que estreia em Belo Horizonte; o argentino Danny Vincent; e os brasileiros Blues Machine Society (MG), Rodrigo Nézio (RJ), Alexandre da Mata & The Black Dogs (MG), e Audergang (MG). O evento será nos dias 1 e 2 de setembro, sábado e domingo, de 12h às 21h, na Praça Mendes Júnior, no Bairro de Lourdes (em frente a Casa Fiat de Cultura), com entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo sitewww.sympla.com.br/streetbluesfiestival.

“Pretendemos realizar um evento em espaço público para, além de gerar a convivência entre as pessoas, criar a oportunidade de resgatar a história do Blues em Belo Horizonte. Isso porque a produção artística do gênero existe há muitos anos na cidade. Preparamos uma programação de qualidade, com grandes artistas nacionais e internacionais, e estamos ansiosos para ver como será essa troca de experiência entre as atrações e o público”, destaca Gilberto de Castro, produtor e idealizador do evento.

Para tornar o evento mais intimista e acolhedor, será montado um palco especial, mais baixo, no qual o público terá contato direto com o artista. No espaço, haverá outras intervenções, chamadas de Perfomances no Chão, para apresentações de artistas de rua, como músicos e dançarinos, com a intenção de remontar as tradicionais Jams de Blues. Uma feira de vinil e antiguidades, tudo ligado ao gênero, também está prevista. Além de espaço gastronômico.

 

O evento conta com a curadoria artística de Auder Júnior, um dos expoentes do Blues em Minas Gerais e no país, e líder da banda Audergang. “Buscamos reunir, no mesmo palco, os clássicos e a nova geração do Blues, seguindo o objetivo do evento que é, também, de promover um intercâmbio cultural com artistas do Brasil, especialmente Minas, e do mundo”, explica Auder Júnior.

O evento é uma realização da produtora Paradoxo, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

ATRAÇÕES DO STREET BLUES FESTIVAL

JASON RICCI

Jason Ricci é um dos gaitistas mais populares do planeta, nascido em Portland Maine (EUA), em 1974. Em mais de duas décadas de turnês, o estilo de tocar de Ricci é tão diferenciado e influente que existe uma geração de jovens, imitando sua música, roupas, equipamentos e até mesmo sua presença no palco. Jason participou do CD de Johnny Winter, vencedor do Grammy, "Step Back" (2014). Recebeu várias indicações ao Prêmio Blues Music 2009 - 2016 e ganhou um Blues Music Award, em 2010. Intérprete de destaque no hall da fama do Rock & Roll, com Zac Brown e Tom Morello para a indução Paul Butterfield Blues Band, em 2015. Jason trabalhou e/ou gravou com Junior Kimbrough, RL Burnside, Nick Curran, Walter Trout, Ana Popovic, Cedric Burnside, Joe Louis Walker, Peter Karp, Sue Foley e muitos outros.

Em sua trajetória, passou por muitos altos e baixos. Dos mais importantes prêmios e honras que a indústria da música pode conceder a um artista, aos mais deploráveis pontos baixos da falta de moradia, vício em drogas, prostituição masculina, instituições mentais e prisões, Jason Ricci experimentou os dois lados e, hoje, aos 44 anos, está firme, fazendo shows pelo mundo, tocando, compondo, cantando e escrevendo. Apelidado de "Moon Cat" (um nome de rua que ele usou uma vez em Nashville e Nova Orleans para evitar a detenção da polícia), é ativista nas áreas de LGBT, saúde mental e vício.

Website: www.mooncat.org

TARYN DONATH

Premiada no International Blues Challenge Winner 1996 e nomeada para o San Diego Music Award 2009, Taryn Donath é uma das mais conceituados pianistas de Boogie Woogie, Jazz e R&B da California e a grande revelação da atualidade. Pianista e cantora norte-americana que atua profissionalmente há mais de 19 anos, Taryn tem um estilo incrivelmente maduro e pungente. Cada apresentação ao vivo é emocionante e singular. Seu piano é tenaz e vigoroso, fazendo contraponto com a sua voz suave, sensual e única. Seu repertório passeia pelo Jazz e Soul dos 60’s, Funk, Swing e Latim, além de pitadas de um estilo intitulado por ela mesmo de Beatnik Blues, levando o ouvinte a uma aventura musical. Com uma mão esquerda imbatível e a direita que praticamente voa sobre as teclas, ela consegue uma base rítmica sólida como uma rocha, que serve de sustentação para infinitas linhas melódicas. Nunca repete uma performance e não se prende a regras, apenas deixa fluir sua identidade musical. "Fico ansiosa para criar algo único cada vez que eu toco”, revela Taryn. Sobre a artista, o jornalista Jim Fowler, do L.A. Times, escreveu: "Taryn faz parte de uma série de artistas de Blues que possuem habilidades aparentemente além de seu tempo".

Link imagens em vídeo Karyn Donath: https://bit.ly/2KlTgHZ

Danny Vincent

Com mais de 20 anos tocando em solo Brasileiro, dono de um estilo pessoal e vibrante, o guitarrista, compositor e produtor argentino Danny Vincent construiu uma carreira sólida, reconhecida no Brasil e no exterior. É um dos mais importantes expoentes do Blues no Brasil. Após três discos gravados em Buenos Aires, Danny chegou ao Brasil em 1990. Fundou a Albatross Blues Band e formou a sua atual banda em 1994, e desde então, tem tocado em todo território brasileiro, Chile, Uruguai e Bolívia. A fusão entre o blues americano e o rock latino tem dado uma cor inconfundível aos seus shows, o que lhe valeu ser considerado hoje o único guitarrista fiel do legado Santana na América Latina.

Link para imagens em vídeo Danny Vincent: https://bit.ly/2OFqkhl

AUDERGANG

Idealizada pelo guitarrista Auder Júnior, também curador artístico do Street Blues Festival, o Audergang é um dos grandes expoentes do Blues no cenário musical brasileiro. Mineira, a banda é formada também por Luís Cláudio (Bateria e Voz), Osmar Souza (Gaita e Voz), Brazza (Baixo e Voz). Começou a despontar no mercado belo-horizontino em 2007, por meio do lançamento do trabalho solo de Auder Júnior, com o álbum “Music is the Only Way”. A banda já se apresentou ao lado de ícones do blues nacional e mundial como Celso Blues Boy e Johnny Winter. Possui dois álbuns lançados: “Soul to Shuffle” (2011) e “Blues for the Blues” (2015) e, com este último, ficou entre 12 melhores lançamentos nacionais do primeiro semestre de 2015, pelo site Southern Rock Brasil. Em 2017, lançou o primeiro DVD “Audergang Blues Sessions”, que contém as principais canções que fizeram parte dos dez anos de estrada da banda.

Link para imagens em vídeo Audergang: https://bit.ly/2LKK8SF

ALEXANDRE DA MATA & THE BLACK DOGS

Após anos atuando à frente dos mais diversos projetos, Alexandre da Mata apresenta seu trabalho mais autoral, tocando canções do álbum mais recente “All Them Reasons” e versões de grandes clássicos do blues, ao lado dos parceiros de banda Marcelo Ricardo (vocal), Cinara Motta (baixo), Danilo Temponi (bateria) e Sandro Verissimo (teclado). Influenciado por grandes nomes como Steve Ray Vaughn, Brian May, Joe Bonamassa , brent mason e Albert Lee, o grande guitarrista mineiro destilará sua incrível mistura de blues, rock e country.

Alexandre da Mata atua como guitarrista, produtor musical e compositor, tendo, ao longo de mais de 17 anos de carreira, se apresentado em palcos do Brasil e exterior. Ao lado de diversos nomes da música instrumental e popular, como Chris Slade (AC/DC), Harvey Dalton Arnold ( The Outlaws ), JJ Jackson (USA) , Pat Cohen (USA) , Auder Jr , Affonsinho Heliodoro , Ivan Corrêa, Saulo Laranjeira, Telo Borges, entre outros. Desenvolveu um estilo único, impressionando por sua mescla de feeling e proficiência técnica.

Link para imagens Alexandre da Mata & the Black Dogs- https://bit.ly/2KiyjO8

BLUES MACHINE SOCIETY

A Blues Machine Society é uma banda de Blues Rock, com trabalho em inglês, formada, em 2014, por Murilo Fonseca (Guitarra) e Marcelo Manes (gaita/ vocais), em Patos de Minas, no interior de Minas de Gerais. Após participar de vários eventos e festivais regionais, em 2016, a banda lançou dois singles: “Discovering” e “Just Move It On”, produzidos pelo guitarrista Moisés Martins. Em 2017, lançou seu primeiro álbum, intitulado “Lines Of Behind”. No início de 2018, a banda lançou o videoclipe da música “Take Care of Your Crowd”.

 

Link para imagens Blues Machine Society: https://bit.ly/2ABT2wK

 

RODRIGO NÉZIO

 

Rodrigo Nézio é um guitarrista de Blues, mineiro, com três CDs de Blues gravados. Com seu primeiro disco, lançado em 2008, com músicas autorais, ganhou o Prêmio Banca do Blues de Melhor CD do ano de 2008, no Rio de Janeiro. O segundo CD, “Hello Pretty Baby", de 2011, é uma coletânea de clássicos do Blues Norte Americano, gravado em parceria com o gaitista Jefferson Gonçalves. O terceiro álbum autoral, de 2017, é seu primeiro em carreira solo, no qual compôs, arranjou, produziu. Tocou nos principais eventos do gênero pelo país e dividiu o palco com vários artistas como Celso Blues Boy, Jefferson Gonçalves, Nuno Mindelis, Big Joe Manfra, André Cristovam, J.J. Jackson, Dave Riley, e vários outros.

Link pata imagens em vídeo Rodrigo Nézio: https://bit.ly/2O6TGEe

Foto: Marcela Polido

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.