Notícias

Museu Mineiro recebe exposição temporária "As Congadas de Minas Gerais"

Confira a programação

No próximo dia 19 de agosto, sábado, o Museu Mineiro inaugura a exposição temporária “As Congadas de Minas Gerais”. A mostra, que tem curadoria de Fátima Aquino, reúne trabalhos de dez artistas de diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil.

A exposição “As Congadas de Minas Gerais” é uma incursão de artistas visuais de várias regiões do país no universo congadeiro, tema grandioso e rico que remete a saberes culturais, simbologias de crenças religiosas, sincretismo e fé, traduzidos pelas festas de rua, celebrações, cortejos, indumentárias, músicas e instrumentos inerentes a cada região de Minas. 

O resultado dessa incursão é exibido na mostra, cuidadosamente construída nos preceitos fundamentais do Congado. Todos os elementos relacionados ao tema foram meticulosamente estudados para não se cometer equívocos, o resultado dessas pesquisas representa um verdadeiro convite a um passeio pela história que possibilita ao mesmo tempo conhecer e reconhecer essa cultura herdada dos antepassados.

“As Congadas de Minas Gerais” é o título da obra homônima do escritor e historiador de manifestações culturais Jeremias Brasileiro, doutor pela Universidade Federal de Uberlândia, um dos expoentes mais importantes do Congado no Brasil. Assim, pretende-se também homenagear tão ilustre figura, guerreiro na defesa da cultura popular, que tão gentilmente cedeu a autorização para uso do título da sua obra na mostra.

Enfatizar o legado do Congado para a construção da identidade cultural mineira e brasileira constitui um dos objetivos da exposição “As Congadas de Minas Gerais”. A exposição apresenta obras de artistas de diversas linguagens e suportes, como a cerâmica e a pintura, através de objetos que identificam e expressam a grandiosidade e a riqueza do Congado.

A exposição tem o ensejo de contribuir para que a manifestação cultural do Congado se mantenha viva e para que jamais seja esquecida, representando um lembrete para as gerações futuras de suas origens e de seu lugar do mundo.

“As Congadas de Minas Gerais” reúne obras de Adriana Santos, Fátima Aquino, Felicidade Patrocínio, Gariglio, Márcia Valadares, Marileusa Reducino, Onofre Santos, Sônia Furtado, Wagner Bottaro e Wzanvettor.

MUSEU MINEIRO 

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro. 

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc. 

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular. 

O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas

SERVIÇO: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “AS CONGADAS DE MINAS GERAIS”
Curadoria: Fátima Aquino
Data: 19 de agosto de 2023, sábado
Período de visitação: 19 de agosto a 22 de outubro de 2023
Local: Museu Mineiro
Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG. CEP: 30130-180

E-mail: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/
Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/
Funcionamento: Terça a Sexta – das 12h às 19h
Sábado e Domingo – das 11h às 17h

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.