Notícias

Casa Fiat de cultura promove palestra sobre obra-prima de Boccioni que marca início do futurismo

Professora Ana Magalhães, da USP, apresenta detalhes de pesquisa sobre o artista e aborda os percursos da obra “Formas Únicas de Continuidade no Espaço”

O movimento futurista surgiu no início do século XX, na Itália, inaugurando verdadeira revolução do pensamento visual, ao dar origem a uma sensibilidade pautada pela forma ativa, com obras artísticas e literárias que se baseavam na velocidade e no desenvolvimento da tecnologia do final do século anterior. O movimento influenciou vários artistas e tem como um de seus principais nomes o pintor e escultor Umberto Boccioni.

A obra-prima do italiano, “Formas Únicas de Continuidade no Espaço” (1913), está em exibição na mostra “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura” e é o tema central da palestra “Boccioni no Brasil”, que será ministrada pela professora doutora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Ana Gonçalves Magalhães, no dia 21 de agosto, às 19h30. O evento será realizado no auditório da Casa Fiat de Cultura, com ingressos gratuitos retirados pela Sympla. O espaço está sujeito à lotação de 200 lugares.

O conteúdo vai destacar os percursos percorridos pela escultura até chegar ao acervo do MAC- USP e como a obra se relaciona com o ambiente artístico do Brasil. A professora abordará também os prováveis motivos que teriam levado o Brasil a ser responsável por cuidar e preservar essa importante peça, que tem representatividade internacional.

Ana Magalhães destaca que essa será uma oportunidade significativa para o público compreender o processo de trabalho de Boccioni como escultor, por meio de descobertas realizadas em uma pesquisa técnico-científica que ela fez sobre a obra do artista. “Formas Únicas de Continuidade no Espaço é considerada um paradigma da escultura futurista. A obra-prima representa uma figura em avanço, transparecendo velocidade e força, características das obras futuristas. Quem vier a palestra, vai entender porque ela se tornou uma parâmetro, ao envolver as formas de expressão de movimento e a relação tempo-espaço”, explica.

A palestra “Boccioni no Brasil” é realizada pela Casa Fiat de Cultura e o Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Participações Brasil e conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Ana Gonçalves Magalhães

Historiadora da arte, professora doutora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC SP), Ana Gonçalves Magalhães também é vice-diretora da instituição. Especializou-se na arte do século XX e tem se dedicado, especialmente, ao acervo de arte moderna internacional do MAC USP e sua relação com a arte no Brasil. Coordenou a Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008 e é Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. É bacharel em História e mestre em História da Arte e da Cultura pela Unicamp e doutora em História e Crítica da Arte pela USP. Atualmente, é professora convidada no Programa de Mestrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Viena.

Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura

A originalidade e a elegância visionária do design italiano no século XX estão em destaque na exposição “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”, que é inédita e reúne rico e impressionante acervo composto por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia.

A mostra apresenta cinco importantes ícones do design automotivo, as casas Bertone, Zagato, Touring Superleggera, Pininfarina e GFG Style, que pautaram uma nova estética de formas entre a décadas de 1910 e 1960. Verdadeiras obras de artes sobre rodas estão em exibição, além de esculturas e pinturas do movimento Futurista, ousados projetos de mobiliário, assinados por designers consagrados, e salas multimídia.

A exposição, que tem curadoria de Peter Fassbender, Diretor do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automóveis, com a colaboração da arquiteta italiana Maddalena D’Alfonso, estará aberta ao público até o dia 3 de novembro, com entrada gratuita.

Foto: Studio Cerri

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.