Notícias

Fundação Clóvis Salgado apresenta RECITAL DE PROFESSORES DO CEFART, com obras de BACH, MOZART e VIVALDI

Apresentações gratuitas acontecem dia 25 de agosto, a partir das 19h, no Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta no dia 25 de agosto (sexta-feira), às 19h, o tradicional Recital de Professores da Escola de Música. O evento reúne docentes de diferentes disciplinas do curso e composições de diversos autores. As apresentações acontecem na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

A proposta da apresentação é mostrar ao público parte do trabalho que os professores desenvolveram ao longo de sua carreira como musicistas, assim como a diversidade musical aplicada na formação dos estudantes. O Recital de Professores do Cefart busca divulgar o trabalho dos docentes de música, aproximando-os dos alunos e do público em geral. Em performances individuais ou em pequenas formações, os educadores apresentam obras que vão do repertório erudito ao popular brasileiro, dando ao público a oportunidade de contemplar interpretações de elevado nível artístico.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o Recital de Professores da Escola de Música do Cefart. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Saberes musicais – O repertório do Recital de Professores contempla vários instrumentos e estilos de obras. Estão inclusas no programa desde composições eruditas europeias do século XVIII a representantes da música contemporânea, todas interpretadas exclusivamente de forma instrumental. Obras como Quarteto para flauta, violino, viola e violoncelo, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, marcam a presença da música clássica no repertório. Outros compositores eruditos reconhecidos, como o alemão Johann Sebastian Bach e o italiano Antonio Vivaldi, também estão presentes no programa. O repertório conta, ainda, com uma obra do autor russo Sergei Rachmaninoff, em homenagem aos 150 anos de nascimento do artista.

Gustavo Machado, que faz parte da Coordenação da Escola de Música e é professor de trompete no Cefart, destaca a importância dos recitais de professores na apresentação ao público da diversidade de instrumentos, estilos e técnicas, assim como do próprio trabalho de ensino e difusão artístico-cultural desenvolvido na instituição. “A Escola de Música do Cefart oferece cursos de diversos instrumentos. Sendo assim, cada professor apresenta no recital um repertório voltado para sua área de concentração, possibilitando desta forma uma grande variedade de estilos e técnicas em diferentes abordagens musicais. A performance é sem dúvida uma das habilidades mais importantes no aprendizado de instrumentos musicais e está inserida no ensino da nossa escola. Por isso, o exemplo dos professores através do recital se faz essencial para o crescimento dos alunos, que posteriormente realizarão suas próprias apresentações”, afirma.

A música das Américas marca presença no concerto com a obra Pastorale, de Eric Ewazen (1954-), consagrado compositor norte-americano e grande conhecedor dos instrumentos de metal. O autor se tornou popular pela forma como manipula a harmonia e as melodias em suas músicas, demonstrando grande conhecimento da técnica da orquestração e com uma ampla compreensão do desenvolvimento da técnica composicional. As apresentações se encerram com uma obra criada em homenagem a uma das maiores cantoras da História, a estadunidense Billie Holiday (1915-1959). Composta em 2003 pelo holandês Jacob Ter Veldhuis, Billie foi baseada na voz da artista a partir de registros proveniente de várias entrevistas radiofônicas ao longo de sua carreira. “O público pode esperar uma grande diversidade de instrumentos, várias formações de grupo, músicas solo sem e com acompanhamento, distintos estilos musicais e compositores de épocas variadas. Tudo isso executado por profissionais de excelência”, garante o professor Gustavo Machado.

Programa

Concerto para Piano em n° 5 em Fá Menor, BWV 1056 | J. S. Bach
Camerata Concertante de Professores da Escola de Música Cefart
Regência: Luiz Franceschini
Piano Solo: Leoni Werner
Violinos: Vitor Dutra e Mateus Figueiredo
Viola: Kele Albuquerque
Violoncelo: Glaucia Furtado

Trio élégiaque nº 1 em sol menor | S. Rachmaninoff
Violino: Vítor Dutra
Violoncelo: Gláucia Furtado
Piano: Leoni Werner

Pastorale | E. Ewazen, 1996
Trombone: Igor de Lima Pereira
Tuba: Isaque de Macedo
Piano: Leoni Werner

Quarteto de Mozart KV 285 para flauta, violino, viola e violoncelo
I – Allegro
II – Adagio
III – Rondo

Flauta Transversal: Nara Franca
Violino: Vitor Dutra
Viola: Kele Albuquerque
Convidado: Violoncelo: Carlos Marcio

Concerto para Violão em Ré Maior RV 93 | A. Vivaldi
Camerata Concertante de Professores da Escola de Música do Cefart
Regência: Luiz Franceschine
Violão Solo: Dudu Barreto
Violinos: Vitor Dutra e Mateus Figueiredo
Viola: Kele Albuquerque
Violoncelo: Glaucia Furtado

Billie (2007) | Jacob Ter Veldhuis
Saxofone: Luis Flávio Aguiar

Professores:

Eduardo Barreto (Violão), Igor de Lima Pereira (Trombone), Isaque Edson Macedo (Tuba), Kele Albuquerque (Viola) Leoni Werner (Piano), Luis Flávio Aguiar Miranda (Saxofone), Luiz Franceschini (Regência) Mateus Figueiredo (Violino) e Nara Franca (Flauta Transversal)

ESCOLA DE MÚSICA – A Escola de Música do Cefart oferece os Cursos Básico e o Curso Básico Complementar de Música. O Curso Básico de Música tem duração de três anos e o objetivo é formar o músico performer– cantor ou instrumentista – com conhecimento específico na área de performance musical, para atuar como solista ou camerista, compor grupos profissionais ou amadores, orquestras, corais e outras formações musicais. A capacitação dos alunos se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico do aluno e otimizar suas habilidades para a performance, a criação e a apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo da arte e em tecnologia do espetáculo. Inúmeras gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. Um dos aspectos mais valiosos dessa formação é a possibilidade da vivência prática dos alunos nos espaços profissionais do Palácio das Artes, onde está sediada uma de suas unidades. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso a formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Regulares e de Extensão, com grande repercussão social. São incontáveis as possibilidades de atuação dos alunos, ao longo de amplo calendário anual, incluindo grupos jovens, projetos de pesquisa e apresentações artísticas diversas. São oferecidas, ainda, várias atividades gratuitas, destinadas a diferentes públicos, bem como oferta virtual de conteúdos culturais formativos. Além dos estúdios e salas de aula no Palácio das Artes, o Cefart mantém unidade também na Praça da Liberdade, integrada ao Circuito Cultural.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

RECITAL DE PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA DO CEFART
Data: 25 de agosto de 2023 (sexta-feira)
Horários: 19h
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificação Indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DE 1 HORA ANTES DO EVENTO, NA BILHETERIA DA SALA JUVENAL DIAS
Informações para o público: (31) 3236-7400

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.