Notícias

Liberdade e encantamento em 29/08/2018 na AML- Academia Mineira de Letras

O livro Liberdade & Encantamento, da escritora IRISLENE MORATO, mineira de Belo Horizonte, Minas Gerais, é vivência que desabrocha em prosa e poesia, e já na sua dedicatória demostra seu amor à família, seus pais Eugênio Morato e Iris Castelo Branco Morato, a irmã Maria Geniris, ao irmão de sangue e alma Euris Morato e ao seu filho Tárik. Uma Família de escritores, com quem compartilha, em verso e prosa seus trabalhos, demonstrando e deixando registrada a herança literária dos Morato.

Irislene Morato dividiu seu livro Liberdade & Encantamento, em duas vertentes: prosa e verso. Nesta dicotomia, corpo e alma definem a essência.

Várias crônicas apresenta em que o uso da palavra parece ter a intenção de repassar o conteúdo implícito da narrativa, que se mostra sedutora ao leitor. Leve ou enigmática, grave ou humorística reúne informação ou didática; divertem, contendo algo mais que atrai.

A poesia, como anti-prosa, busca a emoção e se transforma em arte e encantamento. Há todo um jogo matemático, de repetição em que as ideias sugerem beleza e sentimento; é a convenção da linguagem formal ou abstrata.

A escritora Irislene explora o universo interior do conhecimento, com estudos e pesquisas, elaborando ideias. Busca estilo literário próprio, de maneira dinâmica.

Amante das artes, faz da fotografia mais uma forma de expressão e passeia por belas fotos de viagens e do cotidiano em seu livro.

Nos seus contos e crônicas, mistura fantasia, realidade e experiência; outras vezes, filosofando, pois os temas que mais a seduzem são os filosóficos e os humanos.

Mas a escritora Irislene Morato foi desenvolvendo seus temas e aprofundando seus conteúdos, interagindo textos através de sua constante presença em antologias nacionais e estrangeiras, numa troca constante com escritores de várias tendências e múltiplas influências literárias. Neste livro, temos a oportunidade de conhecer seus trabalhos publicados em muitas delas.

Conviver e entrelaçar saberes, sentimentos e olhares poéticos tem sido uma riqueza, em forma e conteúdo, que só os puros e libertos sabem fazer com seus amigos escritores ou com o mundo por onde pretendem alcançar seus contos e poemas.

Certamente, este é o primeiro de muitos que virão enriquecer a literatura mineira, brasileira, neolatina, mundial.

A escrita é, certamente, um caminho que o homem escolhe para chegar a algum fim, para registrar sua existência e expressar-se perante o mundo que o cerca. Com esta premissa, Irislene Morato consegue, nessa obra, fazer um apanhado de sua vida, suas referências familiares, seus sentimentos, reflexões, desafios, além de uma análise da vida, tempo e o amor. O amor, incondicional, sublime, liberto...

A obra que temos em mãos é um presente não só aos que estão ligados diretamente à sua vida, mas, também, aos que chegam agora, pois, com certeza, vão se envolver com seus

mais íntimos sentimentos.

Texto em síntese de Juçara Valverde, Presidente da UBE RJ, União Brasileira de Escritores RJ, Prefácio e de Dyandreia Portugal, Escritora e Jornalista.

Editora-Chefe do Jornal e da Editora da Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras. Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras do Brasil - Coordenadoria Rio de Janeiro, quarta capa.

Foto:   ALALS  PORTUGAL

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.