Notícias

AML apresenta palestra sobre noite e mística nas obras de são João da Cruz

EVENTO OCORRE NO DIA 04/09 COM O PROFESSOR CLOVIS SALGADO GONTIJO

São João da Cruz está entre os expoentes da mística cristã e é conhecido por suas obras literárias, poesias e pesquisas referentes à alma. No dia 4 de setembro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras realiza a palestra “O símbolo noturno na literatura mística de São João da Cruz”, com o professor Clovis Salgado Gontijo. Na ocasião, o palestrante aprofunda os significados e o lugar do símbolo noturno proposto por São João da Cruz, concentrando-se em duas de suas principais obras: Noite escura e Subida do Monte Carmelo.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre - Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, copatrocínio da CEMIG.

O professor explica que o símbolo e o próprio cenário noturno foram muitas vezes desvalorizados pela tradição religiosa cristã. “A poesia de São João da Cruz parece subverter tal desvalorização recorrente ao encontrar na noite uma imagem fecunda da divindade e um caminho privilegiado rumo à união mística”, completa.

Sobre a palestrante:

Professor assistente e pesquisador do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Clovis Salgado Gontijo possui dupla formação em Música e Filosofia. Mestre em Música pela Texas Christian University (2002) e Doutor em Estética e Teoria da Arte pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile (2014), teve sua tese publicada, em versão abreviada, pelas edições Loyola, sob o título Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável (2017). Traduziu e prefaciou A música e o inefável, de Vladimir Jankélévitch (Perspectiva, 2018), uma das mais relevantes obras na área da Filosofia da Música escritas no século XX.

Desde dezembro de 2014, vem contribuindo, para a Revista Família Cristã, com diversas matérias dedicadas à arte e à espiritualidade. Hoje é um dos líderes do grupo interdisciplinar de pesquisa “Mística e Estética” (FAJE), cadastrado pelo CNPq. Sua pesquisa acadêmica, voltada sobretudo para a Mística, a Filosofia da Música e o pensamento de Vladimir Jankélévitch, tem resultado em artigos publicados em revistas acadêmicas e livros nacionais e internacionais. Também procura aplicar seus conhecimentos em projetos ligados à formação de público e à sensibilização estética.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.