Notícias

Dia 14 de setembro, projeto solo negro apresenta: “mata rasteira”

O projeto Solo Negro traz em 2019, em sua quarta edição, a peça “Mata Rasteira”, com o ator Rodrigo Negão (Grupo Caras Pintadas). O Espetáculo é inspirado no romance homônimo do autor paulista Abner Laurindo, com direção e dramaturgia de Gabriel Coupe. A temática central são as rebeliões nos quilombos, nas senzalas e a luta dos negros desde o período colonial até os dias de hoje, encenada com os fundamentos e a musicalidade da capoeira, e com a contação de histórias dos Griots africanos. Tudo começa com a odisseia de Nlongi, um menino nascido em Angola, na África, que é sequestrado e escravizado por corsários portugueses e trazido para o Brasil, onde participa de importantes movimentos de resistência cultural e guerreira do povo negro em sua ânsia pela liberdade. O espetáculo acontecerá dia 14 de setembro, sábado, às 21 horas, no Espaço Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339 – Prado/BH), com ingressos a R$ 20 (inteira).

Projeto Solo Negro

Solo Negro consiste na realização de espetáculos de artes cênicas que dialoguem com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional e que tenham um formato solo, ou reduzido, formado por artistas negros. O projeto tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

Próximos eventos:

19 de outubro - Chão de Pequenos, com Companhia Negra de Teatro

16 de novembro – Sarau Atemporal ou A Mulher e as Águas do Tempo, com Maíra Baldaia

 

Mata Rasteira

A partir do encontro do Grupo Caras Pintadas de teatro com o romance "Mata Rasteira – A origem da resistência" do escritor sorocabano Abner Laurindo, a narrativa leva espectadores de todas as idades em uma viagem pelos mares, indo ao encontro da ancestralidade e historicidade das personagens africanas que se veem nas garras do sistema escravocrata, cujos reflexos nos transportam de volta até os dias de hoje.

"Mata Rasteira" é um grito por liberdade que emerge da efervescente produção negra no teatro nacional, trazendo com ludicidade uma mensagem urgente e acessível a um público que nos dias de hoje é marcado pela diversidade. Seu objetivo é colocar em cena uma perspectiva histórica sobre a luta constante dos negros contra a escravidão em todas as suas facetas cotidianas, institucionais e culturais.

Diretor

Gabriel Coupe é ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG e bacharel em Artes Visu-ais/Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG. É mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Hildebrando. Estudou violão no Conservatório de Música de Nova Lima e é também acordeonista autodidata. Atua profissionalmente como docente, ator e músico nas áreas de preparação vocal cênica, composição de trilha sonora, sonoplastia, confecção e manipulação de bonecos, cenários e adereços cênicos. Desde 2010, trabalha como artista-de-rua, em intervenções cênico-musicais em espaços públicos, privados e em eventos.

Ator

Rodrigo Negão é ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG e pelo NAC - Núcleo de Artes Cênicas do SESI Sorocaba. Como formação complementar, participou de cursos e oficinas focados no desenvolvimento técnico do ator, das artes do circo e da música, onde adquiriu habilidades na mímica, pantomima, instrumentos musicais, malabarismos, acrobacias, portagens, dentre outras habilidades circenses. É pesquisador e praticante de capoeira angola. Desde 2007 atua profissionalmente como ator, músico e circense em espetáculos cênico--musicais, shows e intervenções em espaços públicos e privados. É cantor e compositor, tendo seu primeiro disco intitulado “Registro Experimental” gravado no primeiro semestre de 2017 e circula por eventos e festivais de música no Brasil.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Como o patrocínio de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, no último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.