Notícias

Oscar Araripe abre galeria pessoal e inova no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte

Inauguração: 18 de setembro de 2019, às 19:30h. Com a presença do pintor, que autografará catálogos.

Medalha de Ouro na França e na China, o artista, a par de sua obra inovadora, radiosa e alegre, traz a idéia de uma galeria pessoal, modalidade em que foi pioneiro há mais de 30 anos, e introduz também o conceito de Collection, ou seja, uma valiosa seleção de pinturas atuais e de outros momentos de sua trajetória artística. 

Outras de suas inovações foram assim analisadas pelo renomado crítico de arte Jacob Klintowitz: “Autodidata, Oscar Araripe introduziu na Pintura a vela náutica de poliéster como suporte (1984), o film laser (como substituto do papel vegetal, onde também inovou) e desenvolveu técnicas próprias, como as transparências obtidas pelas pinturas por trás dos suportes, o uso dos markers e da aquarela acrílica. Tais inovações permitiram-lhe, inclusive, expor permanentemente ao ar-livre grandes telas, com estruturas de ferro como moldura, levando a arte da pintura às grandes multidões. Sua obra Extinção Nunca Mais, por exemplo, exposta durante a Conferência das Nações Unidas, Eco-92, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atingiu público estimado de dois milhões.” 

Para se ter uma ideia da importância da introdução da vela náutica poliester e do film laser, diga-se que em toda a história universal da Pintura foram usados apenas 6 suportes, a saber: a pedra, a parede, a madeira, o papel, o vidro/porcelana ou cerâmica e a tela de linho ou algodão. Araripe introduziu, assim, comprovado e pioneiramente, mais dois novos suportes à Pintura. Some-se a isto a grande durabilidade e beleza da vela náutica poliéster e do film laser, o fato de não contraírem fungos nem provocarem craquelê e ainda permitirem exposições permanentes ao ar-livre, levando a arte da Pintura à centena de milhares de pessoas, e constata-se a grande contribuição do artista à arte da Pintura. 

Recentemente, em abril de 2019, além de realizar palestra e quatro exposições, a convite, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Araripe realizou workshop com os alunos de arte daquela importante instituição sobre como pintar na vela náutica poliéster. Por dar um destino nobre a este material, teve o apoio e o reconhecimento de seu pioneirismo pela Dimension Polyant, a maior fabricante de velas náuticas do mundo. Sobre os eventos, o mais tradicional e importante jornal de Harvard, o Harvard Crimson, publicou com destaque entrevista com Oscar Araripe: https://www.thecrimson.com/article/2019/4/12/leverett-artexhibit/ 

Pintor de flores, paisagista, iluminista, marinista, realista e subjetivo, possui obra significativa, em fase de catalogação pela Fundação que leva seu nome. É citado na Bibliografia do Grande Dicionário Aurélio e verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho. Figura na Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. 

Cidadão Honorário de Minas Gerais, recentemente, em 2017, seu painel Tiradentes, o Animoso Alferes, versão Ouro Preto, medindo quatro metros por três, foi entronizado em caráter definitivo no hall principal da nova sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Contatos: whatsApp : 32 98876 1148 Mais informações: www.oscarararipe.com.br / www.oafundacao.org.br / Facebook: Oscar Araripe  

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.