Notícias

Centro Cultural UFMG recebe exposição coletiva de esculturas dos alunos da Escola de Belas Artes da UFMG

Na terça-feira, dia 11 de setembro de 2018, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe os alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG para a abertura da exposição “Desenvolvimento”. A mostra tem curadoria do Prof. Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 04 de outubro de 2018. Entrada gratuita.

A exposição reúne obras dos alunos Camila Parreiras, Daniel Grunmann, Eduardo Travessoni, Fátima Fernandes, Hannah Hofferberth, Olganelise Moller, Pollyana Maria Fernandes, Sonia Burgareli, Thelma Quevedo e Wilton Duarte Pereira.

Texto da curadoria

O projeto "Desenvolvimento" foi iniciado em 2008, sob coordenação e curadoria do professor Fabrício Fernandino e tem como proposta realizar exposições semestrais dos trabalhos artísticos criados pelos alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Esse projeto faz parte de um plano de ensino voltado para a habilitação em Escultura e se configura em um momento especial no aprendizado dos participantes. Expor os trabalhos coletivamente possibilita o exercício da generosidade, amplia os conteúdos conceituais e alarga os horizontes para uma maior formação desses artistas emergentes.

Mostras dessa natureza constituem excelentes laboratórios para o ensino, onde todos os processos ligados à produção de uma exposição artística são vivenciados pelos jovens artistas. Existe todo um cuidado no trabalho de orientação desde a elaboração da exposição, divulgação, programação visual, expografia, até a montagem final.

Inicialmente os trabalhos foram expostos na Galeria da Escola de Belas Artes, posteriormente nas Galerias do Centro Cultural UFMG e também saguão da Biblioteca Central da UFMG. Em 2018, retorna ao Centro Cultural UFMG.

Uma vez aberta, essas exposições oferecem a oportunidade para uma avaliação qualitativa das obras expostas, tendo como parâmetros a sua relação com o espaço e com o público. Esse exercício do olhar possibilita aos participantes potencializar a capacidade de análise de suas obras e o fortalecimento profissional a partir de uma reflexão crítica.

Esta é uma das maneiras de ensinar com o fazer usando a criatividade e sensibilidade.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.