Notícias

Conselho Empresarial de Cultura da ACMINAS convoca reunião ordinária

No Plenário Jornalista José Costa da ACMinas, com sua sede na Av. Afonso Pena que o Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de Minas reuniu-se no dia 03 de setembro, pela quarta vez neste ano, com o objetivo de tratar assuntos internos, definir o calendário 2019/2020 e apresentar propostas de projetos para ação Conselho de Cultura. A reunião foi realizada em dois momentos, sendo um de formato mais aberto, permitindo a participação do público especializado e outro mais específico: assuntos do próprio Conselho.

O primeiro momento da reunião, foi formalizada com a abertura realizada, através do Presidente da ACMinas, Sr. Agnaldo Diniz Filho, o Presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas, Sr. Jorge Carlos Borges de Souza que deu boas vindas a todos e apresentou o palestrante, Dr. Ricardo Gazel, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, que iria aborda como tema: “O Impacto do Inhotim em Brumadinho”. O palestrante, discorreu sobre as origens do Instituto, suas características e importância cultural e econômica na região de Brumadinho, apresentou dados estatísticos demonstrando os impactos econômicos que a instalação do Instituto Inhotim produziu na região.  Mostrou o incremento da estrutura turística que se instalou no entorno do Instituto e como o Inhotim contribuiu para a qualificação técnica das pessoas da região envolvidas com a estrutura da cadeia turística sequência apresentou as formas que empresas e pessoas físicas podem contribuir com o Inhotim através de do uso de leis de incentivo cultural e outras modalidades de contribuição como contratação de serviços, locação de espaços etc. Finalizou seu dircurso pedindo contribuições dos membros do Conselho de Cultura e dos Diretores e Afiliados da ACMinas na apresentação de propostas de ações conjuntas para reverter as consequências da tragédia na região. 

Após apresentação do Palestrante a palavra foi aberta ao público presente e convidados como: o Presidente do Conselho Empresarial de Turismo, Sr. Octávio Elísio Alves de Brito, e da Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora, Sra. Alessandra Alkmim Costa, dentre outras autoridades, conselheiros e representantes de entidades. Todos os presentes puderam através de debates contribuir com muitas ideias que foram anotadas pelo representante do Instituto Inhotim para posteriores estudos de viabilidade.

No segundo momento os membros efetivos do Conselho Empresarial de Cultura passaram a tratar de assuntos internos do Conselho, dentre os quais podemos destacar o apoio ao Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC), um dos mais antigos, tradicionais e importantes centros de pesquisa no campo do cinema do país, que no momento passa por dificuldades estruturais.  Outras propostas de projetos a serem capitaneadas pelo Conselho Empresarial de Cultura, em parceria com outros Conselhos Empresariais, autarquias e outras entidades privadas e do poder público também foram apresentadas. Para o estudo de viabilidade desses projetos serão criadas comissões específicas para cada tema.

Segundo, Sr. Jorge Carlos Borges de Souza, Presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas a reunião foi bastante produtiva sobre a sua ótica, e principalmente sobre Inhontim e as propostas apresentadas para estudos para viabilidade. Também o apoio ao CEC - Centro de estudos Cinematográficos e a discussão de viabilidade para realização de comemoração dos 300 anos da fundação de Minas, onde já estão buscando contato com instituições públicas e privadas para realização ano que vem, para marcar está data.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.