Notícias

CASACOR Minas 2019: José Lourenço traz Um olhar português sobre Minas Gerais

Em sua estreia na CASACOR Minas, o arquiteto português traz uma visão diferenciada sobre as belezas e riquezas mineiras em seu espaço “MinasWork Pod”

Com uma carreira renomada e de sucesso em Portugal, onde estava há 12 anos à frente de seu escritório de arquitetura em Guimarães, no norte do país, o arquiteto José Lourenço traz agora o seu trabalho para o Brasil. Vivendo em Belo Horizonte desde janeiro de 2018, ele se encantou com a cultura e a oferta de materiais existentes em Minas Gerais, o que se reflete no “MinasWork Pod”, seu ambiente de estreia na CASACOR Minas 2019.

José Lourenço chegou em terras mineiras por meio do empresário Ricardo Guimarães, que buscava um escritório de arquitetura com olhar diferenciado para trabalhar com o Hospital de Olhos e demais empresas de seu Grupo. Aqui estando, como ele mesmo diz, houve um conjunto de coincidências por meio das quais começou a conhecer pessoas e, estas, o seu trabalho, gerando assim, o convite da CASACOR para apresentar a sua visão diferenciada para o público mineiro. “Como o primeiro português e um dos poucos estrangeiros a estar na CASACOR Minas, fico surpreso e lisonjeado, pois não estava à espera desse convite acontecer. Foi uma aposta da CASACOR em mim e minha na CASACOR. O risco foi partilhado e o resultado final foi ótimo. É um orgulho poder representar o meu povo e apresentar o meu trabalho”, relata José Lourenço.

Formado em 2005 na faculdade de Lisboa e com um ano de especialização em Milão, o arquiteto possui uma vasta experiência com projetos nas cidades de Guimarães, Lisboa e Porto, incluindo os aeroportos destas duas últimas. Além disso, também trabalhou por oito anos em Luanda, na Angola, onde projetou o Hotel Samba. Em 2014, foi agraciado com o prêmio “Reabilitação na Construção”, na categoria “Melhor Ateliê”, com o seu projeto de recuperação de um conjunto de edifícios no centro da cidade de Guimarães, Portugal, e sua transformação em uma unidade hoteleira.

Para a sua estreia na CASACOR Minas 2019, o arquiteto traz uma edificação diferenciada, que possui como base um contêiner que foi ampliado com uma forma orgânica feita em chapas de aço virgem, que envolve a natureza, respondendo ao desafio criado pela Mostra de fazer um espaço que interaja com a natureza. O “MinasWork Pod” é um escritório itinerante do Governador, que possui cozinha, uma pequena sala de estar e uma sala de reuniões. Em toda a sua composição, José Lourenço exaltou o estado de Minas Gerais, desde o material escolhido às peças de arte que compõem o ambiente. 

A CASACOR Minas 2019, estará aberta a visitações até o dia 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. Praça Efigênio de Sales, bairro Mangabeiras.

Foto: Jomar Bragança

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.