Notícias

Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para cursos gratuitos do Cefart em 2020

Serão oferecidas 215 vagas entre as Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena; 50% das vagas dos Cursos Técnicos são reservadas para estudantes de Escolas Públicas.

Estão abertas, até 13 de outubro (domingo), as inscrições para os cursos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, para o ano letivo de 2020. Ao todo, são ofertadas 215 vagas, distribuídas entre todas as escolas.

A Escola de Artes Visuais, oferece 60 (sessenta), sendo distribuídas entre os módulos de Arte e Educação (15), Curadoria (15), Expografia (15) e Produção (15). A Escola de Dança oferece 40 (quarenta) vagas, dividas entre o Curso Básico (20) e o Curso Técnico (20). A Escola de Música, oferece 45 (quarenta e cinco vagas), sendo 15 (quinze) para o Coral Infantojuvenil e 30 (trinta) para o Curso Básico em Música. Já a Escola de Teatro, oferece 40 (quarenta) vagas para o seu Curso Técnico, dividas entre os turnos manhã (20) e noite (20). Já a Escola de Tecnologia da Cena, oferece 30 (trinta) vagas, dividas entre os módulos de Auxiliar de Cenotecnia (15) e Figurinista (15).

O Cefart se configura como um dos mais tradicionais centros de formação artística do estado. A escola conta, atualmente, com 1847 alunos matriculados nas cinco escolas, que, periodicamente, apresentam para o público o processo pedagógico desenvolvido durante as aulas. Exposições, intervenções artísticas, recitais, mostras de dança, cenas curtas, além dos espetáculos anuais de formatura dos Cursos Técnicos em Dança e Teatro, são algumas das apresentações realizadas pelos estudantes do Cefart no Palácio das Artes e Região Metropolitana.

Para a diretora do Cefart, Marta Guerra, o edital de 2020 chega com muita potência para consolidar o Centro Técnico da Fundação Clóvis Salgado no meio acadêmico e cultural. “Este é um lugar que forma pessoas que têm a arte como ofício, profissionais que vão multiplicar conhecimento e ocupar diferentes espaços por todo o país”, avalia a diretora. “A ampliação e continuidade dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico, fortalece e incentiva os profissionais do Cefart a estarem aqui, numa Fundação consolidada não só no estado de Minas Gerais, mas no Brasil inteiro”, celebra.

O gerente de ensino Lucas Amorim chama a atenção para as possibilidades da formação. “Um dos principais diferenciais do Cefart em relação às outras escolas é a gratuidade dos cursos, e, no caso das formações técnicas, a escola oferece a diplomação, profissionalizando o concluinte”, observa Lucas, reforçando que metade das vagas para os cursos técnicos de teatro e dança são reservadas para estudantes de escolas públicas.

Processo de inscrições – Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no site FCS (www.fcs.mg.gov.br). O valor da inscrição é de R$ 55,00, com vencimento em 17 de outubro de 2019, e estudantes regularmente matriculados no ano de 2019 em escolas da rede pública no Ensino Fundamental ou Médio estão automaticamente isentos, desde que anexem na ficha de inscrição a Declaração emitida pela instituição de ensino. Candidatos membros de família de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, também poderão solicitar a isenção da taxa.

Os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima, escolaridade e experiência pregressa na área de interesse. As provas específicas de cada curso serão realizadas a partir de 26 de outubro, e o resultado final estará disponível no site da FCS a partir das 18h de 20 de dezembro de 2019.

Com data limite para 16 de outubro de 2019, as inscrições para os editais de seleção do Cefart serão realizadas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site da FCS. No ato da inscrição, cada candidato deve ficar atento à escolha para as vagas de livre concorrência ou àquelas que estão reservadas às pessoas que estudam ou estudaram integralmente em escola pública e/ou que se autodeclaram negros e indígenas.

 

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.