Notícias

Projeto com foco no público 60+ chega a Belo Horizonte com atrações musicais de peso

Idealizado pelas Meninas de Sinhá o Primeiro Encontro Longeviver acontece entre os dias 26 de setembro e 24 de novembro e traz atrações como As Galvão e Rolando Boldrin.

Belo Horizonte nunca viu uma programação tão extensa e interativa pensada exclusivamente para o público 60+. E o melhor: totalmente gratuita. A partir de 26 de setembro, o Primeiro Encontro Longeviver chega para mudar a rotina de idosos e idosas de toda a cidade. Um dos projetos pioneiros em apresentar atividades com foco sociocultural no Fundo do Idoso, o Primeiro Encontro Longeviver é idealizado e produzido por grandes protagonistas e referências na cena da terceira idade belorizontina: o Grupo Cultural Meninas de Sinhá. “A expectativa de vida da população está aumentando e até 2025 seremos a quinta maior população de idosos do mundo. Está na hora de pensarmos desde já como queremos viver o resto das nossas vidas e como ser feliz e saudável hoje, no presente”, explica Patrícia Lacerda, coordenadora Geral do projeto e produtora das Meninas de Sinhá.

Dividida em quatro temas, a programação oferece cursos, oficinas, cinema, palestras, debates e muitas atrações musicais distribuídas em vários pontos da cidade. Dentre as mais de 60 atrações figuram nomes como Rolando Boldrin, Mestre Conga, Viva Viola, Diva Guimarães, Ephigênia Lopes, Meninas do Mocambeiro e As Galvão que comandam a abertura do projeto no próximo dia 26 de setembro, quinta, no Cine Theatro Brasil Vallourec às 19h.

Para acompanhar a programação completa basta acessar o site meninasdesinha.org.br.

O Primeiro Encontro Longeviver acontece de 26 de setembro a 24 de novembro tem patrocínio da Cemig, Société Générale, Vale, Instituto Lojas Renner, Gerdau e thyssenkrupp e realização do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Este projeto é realizado com recursos do Fundo do Idoso e da Prefeitura De Belo Horizonte.

O Primeiro Encontro Longeviver surgiu a partir da percepção de como o Grupo de senhoras do Alto Vera Cruz, Meninas de Sinhá, tinham mudado as vidas de suas integrantes tornando-se referência para vários idosos e também para outras gerações. Por isso, nada mais natural que oferecer uma programação que refletisse essa experiência. “Elas aprenderam a Longeviver melhor, a valorizar seus saberes, a explorar com arte e leveza seus talentos, mas também buscaram ir além, se reinventando, descobrindo suas capacidades”, reforça Patrícia.

Dividida em quatro temas, a programação oferece cursos, oficinas, cinema, palestras, debates e muitas atrações musicais distribuídas em vários pontos da cidade. Laços de Afeto busca fortalecer as relações familiares e ajudar na construção de novos elos afetivos. Arte do saber vai ajudar a explorar conhecimentos e compartilhar vivências que dão novos significados na relação com a cidade. Saúde e Meio Ambiente é um convite para repensar a relação com o meio ambiente, com o contexto social e com a saúde, promovendo bem-estar físico e emocional. Comunicação e Futuro vai explorar novas formas de comunicação e fortalecer a conexão com o presente.

Depois da abertura com As Galvão, o encerramento fica a cargo de Rolando Boldrin no dia 24 de novembro, às 19h, no Palácio das Artes, verdadeiro cantador de histórias o artista vai compartilhar no palco seus causos e canções clássicas que embalaram gerações.

A programação completa, bem como o link para as inscrições nas atividades que possuem vagas limitadas, podem ser conferidas no www.meninasdesinha.org.br/longeviver.

Meninas de Sinhá – As Cantadeiras do Alto Vera Cruz

O grupo "Meninas de Sinhá" firmou-se como um dos mais importantes ícones da cultura popular mineira. Foi através da preocupação com as mulheres que Valdete da Silva Cordeiro (1938-2014) deu início a um processo de transformação em sua comunidade: “Eu passava em frente ao posto de saúde na comunidade e via as mulheres cheias de sacolas de remédios, antidepressivos, isso me entristecia demais”. Foi chamando cada uma destas mulheres e promovendo encontros semanais que nasceu o grupo Lar Feliz, em 1989, tendo como proposta de trabalho a valorização pessoal dessas mulheres, vislumbrando a melhoria da qualidade de vida de cada uma delas e, consequentemente, da própria comunidade.

Nos encontros semanais, nasceu a vontade de cantar, dançar e relembrar antigas cantigas de roda, cirandas e cantos de trabalho, o que se transformou no principal objeto de trabalho artístico do grupo. Em 1996 trocam o nome do grupo para Meninas de Sinhá e, desde então, vêm se afirmando no cenário cultural brasileiro. Hoje, cerca de 20 mulheres com idade entre 56 e 84 anos cantam e dançam sua cultura, promovem oficinas de vivências e shows pelo Brasil.

Em 23 anos de existência da ONG Meninas de Sinhá já visitaram cerca de 30 cidades, foram duas vezes na Polônia, oferecem em sua sede, variadas oficinas gratuitas para o público idoso da região. Além de suas ações culturais o grupo permanentemente se apresenta em lares de idosos, creches, penitenciárias, escolas e hospitais levando alegria e nova motivação em viver, sempre atingindo públicos diversos entre adultos, jovens e crianças, enfatizando a figura da mulher como instigadora motivacional.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.