Notícias

Alunos do Teatro da UFMG apresentam espetáculo no Centro Cultural UFMG

Na sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019, às 18 horas, o Centro Cultural UFMG recebe alunos do curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG para a apresentação do espetáculo “De onde nascem as margens?”. A peça é resultado da disciplina Prática de Criação Cênica A, da professora Bya Braga, responsável pela direção cênica e coordenação acadêmica. A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. Classificação: 12 anos.

A educação foi a temática proposta para a criação do espetáculo coletivo e colaborativo, que teve como inspiração inicial A Educação pela noite, de Antonio Candido, pensando na prática de uma educação libertária e na necessidade de uma discussão crítica sobre o tema no momento atual brasileiro. A montagem permitiu aos estudantes vivenciarem experiências do teatro de grupo e composições de ações físicas pelo movimento expressivo.

De onde nascem as margens? nasceu de um processo criativo intenso, crítico e bem humorado, que expressa a singularidade dos participantes, seja por meio de subtemas escolhidos para a composição de cenas, seja na produção artística específica com atuações, dramaturgias distintas (gestual, textual, de luz, espaço e som) e direção.

E foi pela noite. Pela noite se educaram e se reeducaram quando houve o ápice e a colisão. Para evitar uma evasão, escolheu-se a morte da utopia. Os sonhos de antes já não puderam existir. Certa margem se levantou, surgindo insurgente, cortante. Outras foram, então, caladas.
A educação parou no dia.
O lugar no qual as margens se encontravam, os caminhos se cruzavam e onde todos podiam viver sua diversidade, sofreu um desmonte.
O capital assola, a escola se arruína mais e mais. E os indivíduos que ali estão?...
Como, então, reviver uma educação pela noite?
Como nos relacionar com as margens? E de onde elas nascem? O que elas têm sido e poderiam ser? Limites? Fronteiras? Ou poderiam ser um entre lugar?
"De onde nascem as margens?" é um espetáculo no qual a educação e o ambiente escolar se movem entre conflitos e depoimentos sinceros surgidos diante da dúvida sobre o mundo atual, da necessidade de sobrevivência e do caos social.
Nas cenas a utopia balança. Rimos, mas das angústias mostradas. E vozes gritam por liberdade, pela alegria, querendo ser ouvidas.
Diante do caos é possível hoje resistir? Ressurgir?
Que venha a noite.

Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça) é atriz e diretora cênica, professora associada e pesquisadora na área de Atuação e Improvisação performativas na UFMG, desde 1993. Está vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, tendo realizado, em 2018, Pós-doutorado na New York University - Performance Studies Department, com a supervisão do Prof. André Lepecki.

Os atores estudantes do espetáculo cursavam, no momento de composição do espetáculo, o quarto período da graduação em Teatro (Bacharelado e Licenciatura) da Escola de Belas Artes – UFMG, no 1º Semestre de 2019.

Foto: Cléber Falier

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.