Notícias

Nada de endividamento

Especialista dá dicas financeiras para enfrentar a crise e evitar dívidas

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, muitos precisaram se reinventar para pagar as contas. Algumas pessoas ainda estão com dificuldades para gerir as próprias finanças. O consultor e educador financeiro Silvio Azevedo revela que é possível manter a calma e achar uma solução. “Resiliência é fundamental neste momento. É preciso respirar fundo, readaptar-se ao novo cenário, cortar gastos e arrumar outras formas de ter renda, e a venda online/ além da área de serviços é uma boa alternativa”.

Ele ainda acrescenta que se organizar para gerar uma reserva financeira é ideal. “Se você ainda não possui dinheiro guardado para emergências, essa é a hora de aprender e começar a fazer a sua reserva financeira. Com os gastos registrados em planilha, você pode começar a poupar dinheiro e criar uma meta  de economia mensal”, garante o especialista.

 

Sem preocupação 

Apesar do momento ser incerto e cheio de desafios, o educador garante que se desesperar fará com que a pessoa tome decisões precipitadas e erradas. “O importante é manter o foco, se organizar, anotar os gastos e ver o que pode ser retirado. Planejamento é a palavra chave. Caso necessário, faça um empréstimo de acordo com a sua necessidade e que tenha condições de arcar no futuro”, orienta. 

O consultor conta que entre as medidas anunciadas pelo Governo Federal para combater a crise, foi disponibilizada uma linha especial de crédito junto aos bancos públicos. A ideia é beneficiar os micro e pequenos empresários que precisam de capital de giro para se sustentar. Outra dica é definir um teto de gastos. “Defina um valor limite para os seus gastos. A medida vai te ajudar a não se exceder e permanecer dentro do limite. O controle do orçamento não é apenas anotar os gastos. Tem que olhar para frente e direcionar o dinheiro para o local correto. E se precisar busque uma ajuda especializada para orientar sobre as melhores decisões a serem tomadas neste momento, mas não desista do sonho do seu negócio”, completa Silvio Azevedo. 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.