Notícias

Newsletter do portal literafro tem resenhas de Machado de Assis afrodescendente e Não pararei de gritar

O literafro – portal da literatura afro-brasileira, fruto do Grupo de Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira, da Faculdade de Letras da UFMG, acaba de lançar sua 40ª Newsletter. Seis obras da literatura afro-brasileira foram apresentadas e resenhadas nesta edição.

A publicação é iniciada com a nova edição ampliada de Machado de Assis afrodescendente, e com as reflexões do pesquisador Paulo Sérgio de Proença. Em seguia, é apresentado o mais novo lançamento do decano Carlos de Assumpção, Não pararei de gritar, resenhado pelo pesquisador Adélcio Cruz.

A publicação conta ainda com o mais novo romance de Jeferson Tenório, O avesso da pele, abordado pelo pesquisador Alen Silva. Da ficção voltamos à poesia, com o impactante Pretices & milongas, de Lande Onawale, do qual o literafro reproduziu o posfácio do pesquisador Henrique Freitas. De volta ao romance, a nova obra de Eliana Alves Cruz, Nada digo de ti que em ti não veja, é resenhada por Guilherme Augusto para o Estado de Minas. Por fim é apresentado o volume O mercador de sorrisos, fábula de Édimo de Almeida Pereira, para o qual foram utilizadas as reflexões da pesquisadora Luana Tolentino publicadas na CartaCapital.

Confira todas as resenhas aqui.

Além do portal, o Grupo de Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira participa de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica (UFMG, 2011, 4 vol.) e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (Pallas, 2014) e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (Pallas, 2014).

Foto: Foca Liboa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.