Notícias

10ª melhor do mundo: barista mineira Júlia Fortini representou o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers, na Austrália

A posição, entre os 10 primeiros do mundo, coloca o país em destaque na categoria.

Especialista mineira Júlia Fortini é eleita a 10ª melhor do mundo em preparo de café no Campeonato Mundial de Brewers (World Brewers Cup), na Austrália, na última semana. A barista é a Campeã Brasileira de Brewers e representou o Brasil na premiação, que contou com mais de 40 candidatos. A posição, entre os 10 primeiros do mundo, coloca o país em destaque na categoria.

“Foram meses de preparo, horas por dia, muita dedicação. E eu dei o meu melhor e estou muito orgulhosa da apresentação que entreguei e de toda essa jornada. E foi muito bom estar lá, competindo ao lado dos melhores do mundo a um nível altíssimo. Foi a minha primeira competição mundial. Estou, ao mesmo tempo, extremamente feliz e orgulhosa, mas com ainda mais vontade de voltar e trazer uma colocação ainda melhor”, comenta. 

Júlia Fortini, sócia da Academia do Café, em Belo Horizonte, se prepara para o Mundial desde 2020, após ser consagrada como campeã nacional de Brewers Cup. A competição estava prevista para maio daquele ano e foi adiada para 2021, quando postergou o seu título para participar em 2022 por conta da pandemia de Coronavírus.

Depois de uma pausa nos treinamentos, devido ao distanciamento social, em 2021 ela voltou a treinar pontualmente. A partir de abril deste ano, deu início aos treinos oficiais e desde junho eles foram intensificados, com dedicação de três horas por dia, todos os dias. O treino inclui testes, degustações e precisão em cada etapa.

Júlia fez várias viagens para estudar e escolher o grão de café a ser utilizado, além de testar diversos métodos, utilizando utensílios diferentes.  “O café precisa ser incrível, algo que você se identifica, te emocione e que você quer compartilhar com todo mundo, que consegue apresentar como melhor café do mundo, por isso é importante pensar em cada detalhe”, explica. 

Além da experiência na Academia do Café, onde atua desde 2011, Júlia Fortini é a 5ª geração de uma família de produtores cafeeiros. Trabalhou nesta área nos Estados Unidos e em Barcelona e também está envolvida na importação de cafés brasileiros especiais para os EUA.

 

Sobre a Academia do Café

A Academia do Café surgiu em 2011 como um espaço onde fosse possível educar os produtores de café sobre a qualidade do que era produzido e como melhorar. A partir de então, outras necessidades surgiram, desde a oferta de cursos de baristas à apreciação de cafés especiais. O resultado é a união, em um só lugar, de tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes da bebida precisam. 

Pioneira como espaço de treinamento do ramo e cafeteria, a Academia é ainda, um laboratório onde é possível avaliar e selecionar lotes especiais que serão fornecidos para o mercado interno e externo. 

A Academia do Café oferece exclusivamente grãos brasileiros, de pequenos e grandes produtores do Brasil, sendo 70% de produção própria. São oferecidos vários métodos de preparo para os clientes e é executado um trabalho de formação de público para o conhecimento e apreciação de cafés especiais.

Coordenada por Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de café, primeiro brasileiro licenciado Q Grader e presidente da BECCOR, importadora americana de cafés especiais brasileiros e da Academia do Café Netherlands, importadora europeia. A ida de Bruno para os Estados Unidos em 2002 aumentou a percepção de que era necessária a recuperação da imagem do café brasileiro no exterior e a importância de se propagar conhecimento aos produtores.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.