Notícias

Hospital de Clínicas da UFU é o primeiro hospital público a oferecer o serviço de Polissonografia pelo SUS em Minas Gerais

Os exames de polissonografia já estão sendo realizados e tanto o laudo quanto os resultados ficam disponíveis online para os médicos solicitantes

Você dorme bem à noite? Se sua resposta foi “não”, você faz parte dos cerca de 30% da população brasileira que não têm um sono de qualidade durante a noite. Diversos fatores podem causar este problema, mas muitos deles estão relacionados à forma como respiramos. Esta foi uma das razões que levou os membros da equipe do médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Thulio Marquez, a pensarem na criação de um laboratório que fizesse a análise do sono. A proposta na época era auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas pulmonares entre os pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

Em 2015, foram dados os primeiros passos quando a gestão do hospital adquiriu o primeiro equipamento que daria início ao serviço de espirometria e prova de função pulmonar do HC-UFU. Com apoio da sociedade e empenho da equipe o espaço ganhou mais equipamentos, houve investimento em capacitação da equipe até que, nesta terça-feira (10), foi inaugurado o serviço de Polissonografia. Com o início das atividades, o HC-UFU passa a ser o primeiro hospital público a oferecer este exame pelo Sistema Único de Saúde no estado de Minas Gerais.

A Polissonografia é um exame que avalia a qualidade do sono por meio da análise das frequências cardíaca e respiratória. Geralmente o médico solicita o exame quando o paciente apresenta sonolência excessiva, queixa de roncos exagerados ou relata que não se sente descansado mesmo tendo dormido a noite toda. Para garantir que a análise seja a mais próxima possível da realidade, o exame é realizado durante a noite e o paciente deve dormir no hospital. Primeiro a pessoa recebe todas as orientações sobre o procedimento, é monitorizada com a aplicação de eletrodos e sensores e, quando o sono chega, o polissonógrafo registra todos os detalhes que o médico precisa para a avaliação da qualidade do sono e determinar as possíveis intervenções terapêuticas.

Durante a cerimônia de inauguração, o idealizador do novo serviço esteve presente e relembrou a história “Quando tivemos a ideia de implementar o serviço de polissonografia aqui, era uma ideia distante, mas tivemos muito apoio da gestão e da equipe. Ver o serviço funcionando é a realização de um desejo antigo”, contou Thulio Marquez.

A gerente de atenção à saúde do HC-UFU, Liliane Barbosa da Silva Passos, destaca a importância do serviço para a rede “Somos o único hospital público do estado a oferecer a polissonografia. Além de ser uma conquista para o hospital, é mais um serviço que passamos a oferecer para a população dos municípios da nossa região”, disse.

O superintendente do HC-UFU/Ebserh, Luciano Martins da Silva, destacou que esta inauguração é uma realização para todos os envolvidos ao longo dos anos “Hoje vemos aqui o resultado do empenho de profissionais que trabalham em prol do nosso serviço público de qualidade”, disse.

Os exames de polissonografia já estão sendo realizados e tanto o laudo quanto os resultados ficam disponíveis online para os médicos solicitantes.

Foto: divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.