Notícias

Manhãs Musicais, da Fundação de Educação Artística - FEA, apresenta Recital de Violão com Octávio Deluchi

29 de outubro, domingo, 11h, Sala Sergio Magnani – Rua Gonçalves Dias, 320

A Fundação de Educação Artística - FEA - apresenta, em sua tradicional série Manhãs Musicais, um recital de violão com Octávio Deluchi, vencedor do Prêmio BDMG Jovem Músico 2016.

 

PROGRAMA

Astor Piazzolla (1921-1992) - Veraño Porteño (Arr. Sérgio Assad)

Heitor Villa Lobos (1887-1959) - Estudo 7

Luigi Legnani (1790-1877) - Caprice nº 7

D. Aguado (1784-1849) - Andante y Rondó Op. 2 nº 3

Francisco Tárrega (1852-1909) - Capricho Árabe

Joaquin Rodrigo (1901-1999) - Tres Piezas Espanolas

Fandango, Passacaglia, Zapateado

Gerônimo Gimenez - Lá Boda de Luis Alonso - Intermezzo (Arr. Kazuhito Yamashita)

Isaac Albeniz (1860-1909) – Asturias

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LfMXSMANILc

Octávio Deluchi

Octávio Ferreira Deluchi Cerqueira da Silva (20 anos) é natural de São João Del Rei e atualmente reside na cidade de Prados, onde começou seus estudos musicais aos 11 anos, influenciado por familiares e pela cultura musical da cidade.

Participou de diversos festivais, como por exemplo, o 48º Festival de Campos do Jordão (São Paulo – SP), Festival Assad (São João da Boa Vista – SP), MIMO Festival (Tiradentes – MG), Festival de Maio (Belo Horizonte – MG), Festival de Música de Prados (Prados – MG) e Inverno Cultural (São João Del Rei – MG), onde pôde aprimorar seu trabalho musical com nomes como Ian Guest, Quarteto Maogani, Fernando Braga Campos, Hans-Joachim Roedelius (ALE), Christopher Chaplin (SUI), e Guilherme Kastrup.

Realizou recitais e concertos em São Paulo, Belo Horizonte, Tiradentes e região, bem como masterclasses com Fabio Zanon, Paulo Martelli, Sérgio Assad, Odair Assad, Daniel Wolff, Alieksey Vianna, Everton Gloeden, Maria Lívia São Marcos, Thiago Colombo, Flávio Barbeitas, Robert Trent (USA), Steffen Ahrens (ALE) e Juan Almada (ARG). Também já recebeu orientações de José Lucena Vaz.

No âmbito camerístico participou do quarteto de violões Aqueronte e se fez presente também na Camerata de Violões da UFSJ.

Recentemente foi premiado nos seguintes concursos:

Prêmio Revelação II Concurso Movimento Violão (São Paulo / 2017)

1º lugar Concurso Nacional de Violão Musicalis (São Paulo / 2016)

2º lugar Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo / 2016)

Vencedor do Prêmio BDMG Jovem Músico 2016 (Belo Horizonte / 2016)

Programa Segunda Musical - Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG - Belo Horizonte / 2017)

Atualmente continua com sua formação musical na UFSJ, cursando licenciatura em música com habilitação em violão, sendo aluno da classe de violão de Dr. Guilherme Vincens, que tem como seu professor desde os 15 anos. Na mesma instituição, é bolsista do projeto Música Viva, onde atua como professor nas cidades de Santa Cruz de Minas e São João Del Rei, sob orientação do prof. Vladmir Agostini Cerqueira.

É um dos idealizadores da ASSOVIO – Associação de Violão das Vertentes, grupo no qual procura difundir e acessibilizar as diferentes formas de manifestações musicais através do violão no Campo das Vertentes. Também leciona aulas de violão em Prados e coordena dois grupos de violão na Lira Ceciliana da mesma cidade.

 

A Fundação de Educação Artística – FEA

A Fundação de Educação Artística - FEA - é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir - onde o Estado não atua suficientemente - para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.

No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

 Foto: Élcio Paraíso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.