Notícias

TIME MONOBLOCO BH SE APRESENTA NO SÁBADO (26) TRAZENDO PARTE DO REPERTÓRIO PREPARADO PARA O CARNAVAL 2020

Convidados especiais, mini oficina de batucada e muita música é o que promete o grupo em seu primeiro evento de Carnaval. Será no sábado, dia 26/10, no Granfino’s

Iniciando as comemorações dos seus 20 anos, o Monobloco fará uma apresentação especial de sua bateria mineira no sábado (26/10), no Granfino’s. O show será o primeiro evento de carnaval do Time Monobloco BH. Comandado pelo vocalista Erick Marlière e Márcio Carvalho, no cavaquinho, o grupo vai apresentar parte do repertório que está sendo preparado para o carnaval do ano que vem, uma mistura de novidades com os clássicos do Monobloco. A apresentação terá participações especiais dos vocalistas do Bloco Havayanas Usadas, Heleno Augusto e Vi Coelho, e ainda uma mini oficina de batucada para o público. O show está marcado para às 19h e os ingressos variam de R$15 a R$30 à venda no Sympla.

Criado em 2000, no Rio de Janeiro, e animado pela potência do carnaval de Beagá, o Monobloco desembarcou em 2016 na cidade promovendo uma oficina de percussão. Em 2017, o grupo iniciou a trajetória de desfiles no carnaval de Belo Horizonte, arrastando cerca de 1, 2 milhões de foliões nos últimos três anos.

O Time do Monobloco em BH é formado pelos participantes das oficinas comandadas pelos mestres cariocas Celso Alvim, C. A. Ferrari e Ernani Cal, que se revezam para estar na cidade, semanalmente, sempre às quartas-feiras, para transmitir o conhecimento e a experiência de quase duas décadas de Monobloco, para a bateria mineira. Neste ano, além de preparar batuqueiros para animar os foliões no Carnaval 2020, a oficina tem como propósito preparar os intérpretes, professores e mestres locais, garimpar talentos e formar um time na cidade, para a participação em eventos de rua e de pré-carnaval durante todo o ano.

“A bateria mineira do Monobloco toca no Carnaval de Belo Horizonte desde 2017. Já arrastamos mais de 1 milhão de pessoas, somando o público dos últimos três anos. BH tem um potencial enorme para eventos de rua, que ocorrem não apenas no Carnaval, mas durante o ano. Por isso, nós queremos mais: vamos montar um time local, com músicos mineiros, para que o Monobloco possa batucar na cidade durante o ano inteiro”, explica um dos fundadores e mestre do Monobloco, Celso Alvim.

Duas décadas de batucada

Criado em 2000 pelo grupo Pedro Luís e a Parede, C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, como uma oficina carnavalesca, hoje é um dos blocos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país. Atualmente, possui três CDs gravados e dois DVDs.

Por trás de toda a criatividade e qualidade sonora do Monobloco está a formação de batuqueiros nas oficinas de percussão, que é a base de tudo. “A gente tem como missão promover a educação musical. Nossa ideia, desde o início, era criar uma bateria bem organizada”, pontua Celso Alvim, fundador e maestro da bateria do Monobloco. A iniciativa deu tão certo que se instalou também em São Paulo e Belo Horizonte, além de seguir formando batuqueiros no Rio de Janeiro, há 20 anos.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.