Notícias

“UM BRASIL NAS 10 CORDAS” NO MEMORIAL VALE

Os violeiros Arnaldo Freitas e Fernando Sodré apresentam no Memorial Vale no dia 10 de novembro, domingo, às 11 horas, o show “Um Brasil nas Dez Cordas” dentro do projeto Gerais Cultura de Minas. Eles fazem uma apresentação inspirada na viola instrumental moderna, alterando o senso comum sobre o instrumento e revelando uma viola multifacetada, explorando suas possibilidades. No repertório, clássicos do cancioneiro popular e temas autorais. Entrada gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

Com uma proposta ousada e surpreendente, Freitas e Sodré apresentam no projeto “Um Brasil nas Dez Cordas” um olhar voltado para viola do século XXI e da música instrumental. Nessa apresentação em especial, equilibram em uníssono suas técnicas, habilidades e sensibilidades. São cabeças, mãos e corações musicais para além da tradição caipira. O show traz duas violas de dez cordas em prol de um resultado musical de altíssimo nível – um sofisticado duo instrumental que vai do baião ao samba, passando pelo choro.

Da nova geração de violeiros, Arnaldo Freitas e Fernando Sodré representam o que há de melhor na música executada com a viola caipira. Dois virtuoses que transitam do lirismo ingênuo de simples melodias diatônicas (escala de sete notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas) até as mais ousadas e infernais combinações cromáticas expressadas em complexas formulações rítmicas.

Fernando Sodré

Músico expoente geração de instrumentistas brasileiros, o mineiro Fernando Sodré destaca-se por sua ousadia e busca constante pelo aperfeiçoamento técnico. Como instrumentista, compositor e arranjador, apresenta de forma magistral diálogos entre diferentes gêneros: do choro ao jazz, do baião ao flamenco; todos unificados por seu estilo e toque personalizados. Fernando Sodré Já dividiu palcos com Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Almir Sater, Roberto Correa, Juarez Moreira, entre outros.

Arnaldo Freitas

Arnaldo Freitas, com sua técnica apurada, é considerado um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. Destaca-se por sua habilidade com a viola , influenciado principalmente por Tião Carreiro e pelos diferentes universos das cordas de Paco de Lucia e Andrés Segovia.

Foto:Cassia Sodré

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.