Notícias

CCBB BH SEDIA QUINTA EDIÇÃO DO FESTIVAL MUSIMAGEM

Durante quatro dias, evento contará com instalação multimídia, concertos, palestras e workshops, além de receber e homenagear o compositor Christopher Young, autor de clássicas trilhas do cinema norte-americano, como Homem Aranha 3

A capital mineira servirá de palco ao fértil casamento entre sons e visualidades. De 21 a 24 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) recebe a quinta edição do Festival Musimagem, primeiro evento do país dedicado, exclusivamente, à música para imagem. Elaborado e produzido pela Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual (Musimagem Brasil), o Festival foi idealizado por Marcos Souza e conta com curadoria de Tim Rescala. Durante quatro dias, o público apreciará palestras nacionais e internacionais, oficinas para crianças e jovens, workshops, mesas redondas, debates e concertos especiais. Toda a programação é gratuita.

O Festival contará com atividades e temas os mais diversos, como formação, capacitação e valorização do profissional nos mercados regionais de audiovisual; mostra infantil Musimagem, com comentários das trilhas sonoras pelos compositores ao final das sessões; oficinas de criação musical; cursos de música para imagem em universidades e projetos sociais, mulheres compositoras para audiovisual, mercado de trabalho e marketing para compositores.

Dentre as participações internacionais, destaque para a palestra com Christopher Young, compositor de importantes filmes norte-americanos. Indicado ao prêmio Globo de Ouro, Young foi homenageado com o prestigioso prêmio Richard Kirk, no BMI Film and TV Awards de 2008. O músico também fará workshop para o público.

Outras atrações internacionais são Robert Townson (EUA), vice-presidente da gravadora de trilhas Varese Sarabande por mais de 30 anos e atual presidente da Robert Townson Productions, e Gorka Oteiza (Espanha), editor do site Soundtrack Fest, discutem o tema “Mercados internacionais para compositores de trilhas sonoras”.

No que diz respeito às novidades desta edição, o “Faça sua trilha sonora ao vivo” permitirá que jovens toquem ou cantem, ao vivo, com projeção de uma animação do Festival Animamundi, monitorados por compositores da Musimagem e pelo convidado especial, Mauricio Maas, do grupo Barbatuques, que participou da trilha dos filmes Rio 2 e O Menino e o mundo.

Todas as atividades do Festival Musimagem são gratuitas. Para as atrações realizadas no Teatro I, é necessário retirar senha de acesso com uma hora de antecedência, na bilheteria do CCBB. Já as inscrições para grupos de trabalho, workshops, palestras e mesas de debate devem ser realizadas no site oficial do Festival: www.festival.musimagem.com.

Reconhecimento internacional

O Festival Musimagem busca divulgar o mercado de composição no Brasil e no mundo, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos nesse mercado. “Nosso Festival chega à quinta e ininterrupta edição. Para um evento sobre trilhas sonoras, completamente gratuito, é um feito! O que antes se mostrava uma ‘aventura’, hoje, está praticamente estabelecido no calendário cultural de BH e do Brasil, pois recebemos visitantes de vários estados”, destaca Zeh Netto, presidente do Musimagem, para quem, a partir dos encontros, é possível conseguir maior visibilidade para as questões que envolvem a profissão.

“Além disso, garantimos mais voz à Musimagem Brasil. Profissionais de outros países já sabem de nossa existência, o que muito nos envaidece. Nosso trabalho, no sentido de convencer grandes nomes da criação musical para imagem – ou, se preferir, compositores de trilhas sonoras – a comparecer ao festival, ficou mais fácil. Os convidados anteriores levaram boa impressão do Festival. Isso quer dizer que estamos no caminho certo. Hoje, somos o maior evento brasileiro de trilhas sonoras, e esperamos contribuir, cada vez mais, para o engrandecimento e o reconhecimento de nossa cultura audiovisual”, completa Netto.

Idealizador do Festival há cinco anos, Marcos Souza revela-se feliz com os rumos do evento, que, para além do sucesso de público e de crítica, ganhou reconhecimento internacional. “Destaco, também, a importante parceria com CCBB BH, que acreditou no projeto. A cada ano, aprimoramos nossas atividades, e, hoje, somos referência, no Brasil e no exterior, como festival dedicado às trilhas sonoras – ou às ‘músicas compostas para imagem’”, afirma, ao lembrar, que, desde 2008, a Associação Musimagem mostra-se atuante no Brasil, ao estimular o público brasileiro a conhecer, de perto, o trabalho e a obra de importantes compositores.

Em 2019, a grande novidade do Festival, segundo Souza, diz respeito à maior proximidade entre o público e as atrações: “As pessoas poderão conhecer melhor como é feita e pensada esta música especial, que emociona tanta gente e dá vida e originalidade a séries, filmes etc. A oportunidade também será muito rica para os estudantes de cinema, que desejam realizar filmes criativos”.

Para o curador Tim Rescala, o Festival Musimagem consolida-se, em sua quinta edição, como o principal evento do Brasil dedicado à música para imagem. “Por sempre trazer grandes nomes internacionais, a exemplo, neste ano, de Christopher Young, o Festival recebe um público extremamente interessado, justificando por que, hoje – e já há alguns anos –, o audiovisual é o principal mercado de trabalho para a música”, ressalta.

Foto:Karina Souza

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.