Notícias

Escritor Ronaldo Werneck lança dois livros em BH neste sábado

Cataguases Século XX/ antes & depois (ensaio histórico-literário) Momento Vivo (poemas)

Mineiro de Cataguases, o poeta e ensaísta Ronaldo Werneck lança de uma só vez seus dois livros mais recentes em Belo Horizonte. Cataguases Século XX/antes & depois, o mais atual, traça um breve panorama da história da cidade, buscando mostrar sobretudo sua evolução cultural e artística – de seus primórdios até os dias de hoje. Momento vivo, por sua vez, um livro de poemas já lançado no Rio de Janeiro, no Chile e em Lisboa, teve seu lançamento cancelado em BH no começo de 2020, em decorrência do decreto da pandemia do novo coronavírus. Trata-se agora de uma oportunidade única para conhecer em um único evento duas obras desse escritor que ganha cada vez mais destaque no cenário literário. E tudo seguindo os devidos protocolos sanitários.

CATAGUASES: ESSE PAINEL FABULOSO

Século XX/antes & depois é um livro que traça um breve panorama da história da cidade, que vem de meados do Oitocentos, passa ao longo do Novecentos e chega aos tempos atuais. A obra tem como escopo mostrar a evolução de – de seus primórdios até os dias de hoje.

E também direcionar uma releitura sociogeográfica dos fatos históricos da cidade, evidenciando a existência de um projeto civilizatório que tomou todo mundo: do talento dos ases literários e cinematográficos que marcaram os primórdios de sua cultura aos industriais e sua tecnologia, que impulsionaram o crescimento da cidade. Aqui está uma Cataguases em constante transformação, memória em movimento: vida.

Preservar a memória

A obra de Ronaldo Werneck procura preservar a memória e mostrar a história de Cataguases através dos séculos (XIX, XX e XXI) por meio de textos trabalhados pelo autor e enriquecidos por ampla iconografia. Trata-se de uma panorâmica que se propõe a destacar os acontecimentos vivenciados pela cidade de Cataguases ao longo do tempo.

Uma história não meramente cronológica, mas produto daqueles que interferem em seu processo, das pessoas que protagonizaram e daquelas que protagonizam sua trajetória. Encontra-se no livro de Werneck não só a história da formação de Cataguases, mas também a de sua arte, de sua economia, de seus costumes e de seus criadores, os inúmeros artistas que atuaram e atuam no campo da cultura, seu motor por excelência.

Uma panorâmica histórica

Trata-se de uma panorâmica da história de Cataguases, resultado de uma intensa pesquisa realizada pelo autor ao longo dos anos – em obras referenciais e em outras pouco conhecidas –, além de trazer reminiscências de uma vida inteira de seu engajamento literário e cultural.

A “paixão” de Ronaldo Werneck por Cataguases e sua história data de mais de meio século, e pode ser comprovada por vários textos publicados ainda nos anos 1960 e até mesmo por todo um poema-livro intitulado “Pomba Poema”, editado em 1977 quando do centenário da cidade.

de livros de ensaios mais recentes que o autor publicou sobre dois nomes icônicos da cultura cataguasense, de reconhecimento nacional, de quem foi amigo: o cineasta Humberto Mauro (Kiryrí Rendáua Toribóca Opé, Editora Artepaubrasil, São Paulo, 2009) e o escritor Rosário Fusco (Sob o signo do imprevisto, editado pela Poemação Produções, Cataguases, 2017).

Ou ainda da organização, em 2013, de um número especial do Suplemento Literário Minas Gerais, da Secretaria Estadual de Cultura (BH), sobre Cataguases.

O livro tem seu início em meados do século XIX, com a chegada do francês Guido Marlière, que começou a povoação da localidade onde hoje se situa Cataguases. Tudo narrado com riqueza de detalhes, inclusive alguns relatos dos desbravadores estrangeiros que nela chegaram.

Enfim, com um abrangente voltar-se sobre a cidade, Cataguases Século XX: antes & depois circula pelas passagens mais curiosas e importantes da história. A visão literária abordada nos textos segue a máxima de que a história não é mera cronologia, mas produto daqueles que interferem em seu processo, das pessoas que protagonizam sua trajetória. E por estar em permanente construção não pode ser aprisionada pelo tempo. Com mais de 300 páginas, o livro é amplamente ilustrado, e traz textos de Carlos Drummond de Andrade, Marques Rebelo, Pedro Nava, entre outros grandes nomes que escreveram sobre Cataguases.

Em seu prefácio, escreve Angelo Oswaldo, ex-Secretário de Cultura de Minas e hoje exercendo o quarto mandato como prefeito de Ouro Prefeito:

“Uma cidade povoada de poetas faz com que um deles, Werneck, tome o fio da História, ilumine a Memória e celebre a “poesia nossa de cada dia”, ao trazer para este livro a narrativa poética da saga da Meia-Pataca e Cataguases inteira. Ronaldo Werneck toma o século XX para acrescentar-lhe o antes e o depois, a fim de pontuar o itinerário poético da cidade em que nasceu a vertente verdejante do modernismo brasileiro, rodou o cinema inaugural de Humberto Mauro e edificou-se o primeiro traço de Niemeyer em Minas Gerais. E à qual ele dedica grande parte de sua própria obra”.

Para o cineasta Paulo Augusto Gomes,

“[...] o que Ronaldo Werneck nos conta neste livro é sua relação visceral com Cataguases, onde nasceu e se formou para a vida. A tal ponto a cidade o marcou que ele se viu obrigado a nos dar um histórico desse relacionamento. Sem pretender ser exaustivo, ele remonta à fundação do primitivo arraial, o surgimento de seu comércio e principais indústrias, em torno dos quais se reuniram gentes que o influenciaram.

Poeta que é, Ronaldo procurou desde cedo os iguais que o precederam. E Cataguases sempre foi fértil nesse item, com o aparecimento, ainda nos anos 20 do século passado, dos literatos da revista Verde e do cinema de Humberto Mauro e Pedro Comello. Ronaldo Werneck nos fala de tudo isso. Quando necessário, pede ajuda a outros grandes nomes que, como ele, foram formados por Cataguases. E nos apresenta um painel fabuloso, a partir de seu caso de amor com essa cidade especialíssima de Minas Gerais, do Brasil”.

A produção deste livro contou com o apoio dos editais da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, 2020.

Mineiro de Cataguases, o poeta Ronaldo Werneck é também cronista e ensaísta. Lançou vários livros nas últimas décadas. O mais recente: momento vivo, poemas (Editora Tipografia Musical, São Paulo, 2019).

SERVIÇO
Título: Cataguases Século XX/ antes & depois
Autor: Ronaldo Werneck
ISBN: 978-65-87867-09-0
Formato: 18 x 26 cm
Páginas: 312
Edição: 1ª - 2021
Preço de capa: R$ 70,00
Editora Tipografia Musical / São Paulo
www.tipografiamusical.com.br

A produção deste livro contou com o apoio dos editais da Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais, 2020.

O fluxo da palavra no lance dos dedos e dos dados

Ronaldo Werneck é poeta de décadas e livros. Suas obras amalgamam cidades, rios, amores, mares, sóis e poetas com a tipografia da letra, o branco da página, o estilhaçamento do verso. Tudo levado à plasticidade máxima do encontro do eu-lírico com o signo-significante-significado. Neste momento vivo é com este encontro que nos (re)encontramos. De selva selvaggia (1976), seu primeiro livro de poesia, a o mar de outrora & poemas de agora (2014), Werneck, num processo cabralino de catar seus feijões, revisita aqui toda sua obra poética, com um plus de 21 novos poemas.

Bruno D´Abruzzo/ São Paulo | Editor

Em momento vivo a ação verbal do poema reescreve uma nova estética pontilhada por fragmentos e fraturas na horizontalidade do verso tradicional. Os versos de Werneck recortam o visual contínuo e espraiam-se em ilhotas de palavras e sintagmas, formando arquipélagos de uma nova geografia poética.

Cláudio Murilo Leal/ Rio de Janeiro | Presidente da Academia Carioca de Letras

momento vivo agudiza uma visão caleidoscópica de um escritor que constrói pontes estéticas. Em suas mais que festejadas cinco décadas de criação, percorrendo o vasto mundo dos signos e suas interações formais, Ronaldo Werneck vem construindo uma obra singular dentro do panorama da literatura brasileira.

Ronaldo Cagiano/ Lisboa | Poeta e crítico

A poesia de Ronaldo Werneck

Sob o título de momento vivo, Ronaldo Werneck lança uma reunião de poemas na qual se encontram 71 favoritos e 21 novos. Autor de muitos livros, sempre bem recebidos, e militante incansável da cultura, ele produziu essa seleta a fim de reagrupar num só volume os esparsos que mais o sensibilizam, como a fazê-los renascer junto a uma nova leva para assinalar o brilho e a continuidade do fervor criativo.

Mineiro de Cataguases, o poeta é marcado pelo carisma de uma cidade singular. Nela a criação artística se manifesta, sucessiva e intensamente, desde os primórdios no ciclo do café, como uma profusão de impactos audaciosos e surpreendentes. Daí porque Werneck sabe que o Pomba é mais belo que o rio de Alberto Caieiro, porque nele navegam as pirogas que levam para além do oceano a poesia de Ascânio Lopes, o romance de Rosário Fusco, a revista Verde, o cinema de Humberto Mauro, o olhar de Francisco Inácio Peixoto, o pincel de Portinari e o risco de Niemeyer.

Mas ele também embarca e rapidamente alcança o que está além de Cataguases, como “um só sol de soslaio” no Hyde Park ou no Harry’s Bar, onde “hemingway mais não há e eu só”, o mundo da poesia, vasto mundo onde “me arrisco me arrasto” na dantesca selva selvagem. Sem deixar de pensar no Pomba, o rio poema em que se reflete a constelação de Mallarmé suspensa sobre a Ponte Velha. Sempre a “mineirar em mim”, “nunca sem poesia”. No Pomba, no Rio de Janeiro, no Tejo, no Manzanares, no Tâmisa, no Oise ou no Sena, “fio que se pressente”.

Humberto Mauro disse que cinema é cachoeira, e Werneck comprova que Cataguases é uma cachoeira de poesia. Sua obra, atenta às múltiplas dimensões do universo poético, inscreve-o entre as estrelas da terra – Francisco Marcelo Cabral, Joaquim Branco, Maria do Carmo Ferreira, Lina Tâmega Peixoto e Luiz Ruffato, impressionante legião de “jeunes gens de Catacazes”, como a primeira safra Verde foi saudada pelo suíço-francês Blaise Cendrars.

O cinema projeta-se de modo marcante na obra de Werneck, tanto por se tratar de um cinéfilo (qualificação pleonástica para um cataguasense), quanto pela riqueza imagética na construção verbal e na ideação do poema. As viagens emprestam seu ritmo trepidante aos versos em trânsito entrecruzado, e a fragmentação confere velocidade e dinamismo ao fluxo da palavra no lance dos dedos e dos dados.

A contribuição de Ronaldo Werneck à poesia contemporânea é de relevante significado. Reveste-se, assim, de interesse maior esse momento vivo que vai perdurar na história como um instante pleno de claridade no infinito “tempoema”.

Angelo Oswaldo de Araújo Santos/ Ouro Preto | Ex -Secretário de Cultura de Minas, Prefeito de Ouro Preto em seu quarto mandato

Muito obrigado, caro Ronaldo, por momento vivo, precioso mix antologia + inéditos, que me dará chance de revisitar sua forte poesia guiado pela mão (pelo olhar) do artista. Parabéns, grande abraço,

Antônio Carlos Secchin/ Rio de Janeiro | Poeta, da Academia Brasileira de Letras

“& netuno/expulsa do azul um cisco/um peixe/que pulsa/arisco/& espadana/pleno/de nada/& alvorada/o sol já nasce/escarlate/e outro outubro/de novo bate” – fragmento de “Daylight na atlântica” de Ronaldo Werneck, em momento vivo (Ed. Tipografia Musical, de SP). Ronaldo, 76 anos, poeta de Cataguases (terra dos modernistas da “Verde”, entre eles, Rosário Fusco) e do mundo, começou na poesia visual. Também jornalista e crítico, viveu mais de trinta anos no Rio, viajou muito (NY, Europa, América Latina etc.), transitou pela música e pelo cinema (tem um livro sobre Humberto Mauro), gravou CD e editou revistas culturais. momento vivo é uma boa oportunidade de conhecer sua produção (que segue a trilha aberta pelo último Mário Faustino); inquieta e muito viva, sua poesia fragmentária se espalha pela página em verso e não verso.

Carlos Ávila/ Belo Horizonte | Poeta e crítico

Caro Ronaldo, obrigado por seu momento vivo . Fui direto às novidades. Gostei muito do "saltam poemas de meus dedos". "onde the road: tempespaço" deu inveja: "a vida vai se esvai indo". O poema londrino também é uma beleza. Enfim, gostei de tudo. Parabéns. E agradeço também pela epígrafe. Como se não bastasse, em tão nobre companhia, o Bandeira e a lápide do cemitério de Cataguases. Que o livro tenha toda a sorte do mundo. Grande abraço,

Geraldo Carneiro/ Rio de Janeiro | Poeta, da Academia Brasileira de Letras

Escrevo para agradecer o envio do seu primoroso e instigante livro de poemas, estou lendo com muito prazer, meus parabéns!

Guiomar de Grammont/Ouro Preto | Escritora, Coordenadora do Fórum das Letras

Meu caro Ronaldo, recebi anteontem o seu momento vivo. Com alegria, mas sem surpresa, constatei que vosmecê está cada vez melhor! Tive o prazer de reler os poemas que já conhecia e admirava e, sobretudo, o de curtir os 22 novos, que me encantaram. Moral da história: você é de fato um dos poetas de que mais gosto e que mais admiro neste país.

Lauro Moreira/Lisboa | Escritor e diplomata

Terrivelmente belo seu livro momento vivo. Está tudo lá: o não para a feiura, qualquer ditadura (“a revolução é o não no centro do sim"; o poema da Marielle), o sim para tudo que é beleza, afirmação da vida, do prazer, do amor, do sexo, mas sem demagogia, a pura afirmação do viver ("toda vida é perfeita", e isto sem qualificativos). Poderia te citar por várias páginas. Prefiro te lembrar uma citação muito conhecida do Pound: "o poeta é a antena da raça". Você, para mim, é simplesmente a antena da "raça" brasileira, aquele que consegue dar alento num momento tão ruim, ridículo e trágico. Alguns poemas eu já conhecia, de outros livros seus; outros, os 21 novos, li com delicia. Todos eles com a mesma qualidade de um poeta verdadeiro com sua(s) época(s), com seu país, e sobretudo, consigo mesmo.

Mário Alves Coutinho/ Belo Horizonte - Escritor e Roteirista

momento vivo recolhe 71 poemas publicados em vários livros de Ronaldo Werneck e traz ainda 21 novos. É, portanto, uma antologia, acrescida de alguns inéditos. Quem não conhece a beleza da poesia de Ronaldo tem uma boa oportunidade de ser apresentado ao seu talento. Eu, que já convivo há anos com o poeta, me fixei mais nas novidades, que apontam para o futuro e deixam entrever o quanto ainda poderemos esperar dele. Posso afirmar sem medo de errar: trata-se do maior poeta vivo de Minas Gerais, visceralmente ligado ao seu tempo e ao seu espaço, do qual Cataguases é o centro geométrico.

Paulo Augusto Gomes/ Belo Horizonte | Cineasta

Muito bom, Ronaldo. Abuso do ensejo pra dizer que delirei com o seu momento vivo, que acabei de ler, encantada. Vou guardá-lo na minha prateleira dos livros pra colecionador.

Silvana Guimarães/ Belo Horizonte | Escritora, Editora da Revista Eletrônica Germina

Título: momento vivo – 71 poemas favoritos & 21 novos
Autor: Ronaldo Werneck
ISBN: 978-85-68951-19-4
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 268
Acabamento: brochura, costurado
Área: poesia brasileira
Edição: 1ª – 2019
Preço capa: 69,00

SOBRE O AUTOR: Ronaldo Werneck é mineiro do mundo-Cataguases. Vários livros publicados de poemas, crônicas, ensaios. Os mais recentes: o mar de outrora & poemas de agora e Rosário Fusco - Sob o signo do imprevisto.

 

Foto: RW - Pury

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.